TeliaSonera falha internet

A TeliaSonera é uma empresa sueca encarregada pela manutenção da infraestrutura base da Internet, e tem papel chave nas comunicações entre Europa e Estados Unidos via cabo transatlântico. Recentemente, foram detectadas falhas em serviços como WhatsApp, Facebook, Slack, Reddit e CloudFlare em diferentes países, algo que foi atribuído a uma falha deles.

 

O que aconteceu?

Chegou a se pensar que o problema era físico, no cabeamento transatlântico e até chegou a enviar um comunicado. Mas no final das contas, o problema foi algo bem mais simples: um dos engenheiros da TeliaSonera configurou mal um dos roteadores mais importantes do sistema, que passou a redirecionar o tráfego de internet da Europa para Hong Kong.

Felizmente, o problema foi resolvido, e tudo voltou a funcionar normalmente com certa rapidez. Mas as críticas para cima da TeliaSonera não foram poucas, e vieram dos seus clientes mais importantes. Alguns tacharam o episódio como “algo inaceitável”.

Entendemos perfeitamente a frustração diante de uma situação que impedia algumas das principais empresas do setor tecnológico a prestar adequadamente os seus serviços, ainda mais quando eles dependiam diretamente e de forma contínua do bom funcionamento da internet para isso.

A TeliaSonera aceitou as críticas dos seus clientes sem contestações.

A internet é ótima e cheia de possibilidades, mas às vezes é bem mais frágil do que parece em um primeiro momento. Tenham em mente isso.

Via Fossbytes