windows-7-screen

De ontem para hoje (11), muitos usuários brasileiros do Windows 7 32 bits se depararam com um grave problema após a atualização do sistema operacional para a patch KB2823324: o sistema operacional simplesmente parou de inicializar. Mas a má notícia não é essa. A pior parte é que o problema só afetou o Brasil.

Após a aplicação dessa atualização, algumas máquinas foram incapazes de dar o “boot” no sistema, impedindo assim que o sistema operacional fosse carregado. O patch é oficial da Microsoft, e faz parte do seu programa “Patch Tuesday”, que envia automaticamente um pacote de pequenas correções e atualizações relacionadas ao sistema operacional. O pacote é oficial, e é enviado para o mundo todo. Porém, por algum motivo ainda não detectado pela Microsoft, ele causou alguns problemas com a versão brasileira do Windows 7 32 bits.

As máquinas afetadas pelo patch problemático estão entrando em looping infinito na tela de inicialização.

A Microsoft emitiu um comunicado, confirmando que “o problema está isolado no Brasil”, e que a empresa está ciente das dificuldades detectadas após a atualização ser aplicada. Por enquanto, não há nenhuma solução oficial da Microsoft para essa anormalidade, e o recomendado é que os usuários das versões 32 bits do Windows 7 desativem o recurso de atualizações automáticas temporariamente.

Caso a sua máquina já está atualizada com o KB2823324, você pode tentar reiniciar a máquina e, durante o boot, acionar a tecla F8, e tentar utilizar um Ponto de Restauração do Windows. Quando o sistema voltar às atualizações pendentes, elas podem ser aplicadas, sem o patch problemático.

ATUALIZADO EM 12/04/2013 @ 11h36: a Microsoft já se pronunciou oficialmente sobre a solução do patch de atualização do Windows 7, e publicou um passo a passo de como resolver o problema. Clique aqui para ler.