satoru-iwata

A Nintendo informa em comunicado que o seu presidente, Satoru Iwata, faleceu aos 55 anos de idade.

Desde o ano passado, já era sabido que o presidente da Nintendo se encontrava com problemas de saúde. Iwata era um dos responsáveis pela tentativa de recuperação da empresa no mercado de videogames, além de ser um dos influentes no desenvolvimento do novo console, o Nintendo DX.

Diz o comunicado:

A Nintendo Co., Ltd. lamenta profundamente em anunciar que o presidente Satoru Iwata faleceu em 11 de juho de 2015, por conta de uma inflamação nas vias biliares. Iwata se viu obrigado a cancelar a sua participação na E3 2014 por conta do seu estado de saúde, e pouco depois se submeteu à cirurgia para remover o tumor do conduto biliar.

Satoru Iwata foi o quarto presidente da Nintendo, sucedendo Hiroshi Yamaguchi em 2002. Entrou na empresa em 1983 como coordenador de software, e entre os jogos de sua autoria se destacam os clássicos Balloon Fight e EarthBound, além dos jogos da série Kirby.

No ano 2000 se transformou em diretor da empresa, e apenas dois anos depois, alcançou a presidência. No seu comando, se destacam grandes momentos da Nintendo, como o lançamento do Wii e do Nintendo DS, além de alguns projetos não bem sucedidos, como o GameCube e o Wii U.

A Nintendo informa que a empresa temporariamente ficará sob o comando de Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto.

Via Nintendo (PDF)