Matti Makkonen-SMS

Ontem (30) perdemos uma figura importante dentro do mundo da tecnologia, mais precisamente do segmento de smartphones. Matti Makkonen, que é considerado o pai do SMS.

Descrito por seus companheiros como ‘um grande homem na indústria móvel’, Makkonen faleceu aos 63 anos de idade. Mas o seu legado segue presente de uma forma ou de outra nos dias de hoje, já que apesar dos SMSs estarem em decadência, temos muitas ideias que são baseadas no conceito das mensagens de texto. Hoje, utilizamos o smartphone como meio de comunicação via mensagens instantâneas, com aplicativos como WhatsApp, Telegram, Skype e Facebook Messenger muito populares entre os usuários.

Matti Makkonen foi uma pessoa simples e, ao que parece, muito honrada, já que não quis patentear sua invenção porque ele sempre quis que fosse uma descoberta conjunta, e que o verdadeiro mérito quem teve foi a Nokia, com os seus esforços para popularizar esta nova forma de comunicação, que era algo revolucionário na sua época.

A comunicação via SMS nos permitiu dizer muito sem a necessidade de telefonar, criando uma forma de comunicação única, onde uma geração inteira aumentou a sua capacidade de sintetizar a sua forma de se expressar. Como usuário de muitos anos dessa tecnologia, eu consegui fazer muitas coisas dizendo muito pouco. E isso é algo muito poderosos.

Logo… Muito obrigado, Matti Makkonen.

Via Softpedia