fairphone-2

O Fairphone 2 é um smartphone que pode ser considerado como “totalmente limpo”, ou seja, não foi fabricado com materiais vindos de zonas de conflito nem por mão de obra explorada, e mesmo assim manteve um excelente design interno. O pessoal do iFixit teve a chance de desmontar o dispositivo, e o resultado final foi fantástico.

Seu design modular o transforma em um dispositivo muito fácil de ser reparado, a ponto de receber uma pontuação 10 em 10. O artigo do iFixit é bem curto e simples, justamente por conta da simplicidade oferecida pelo Fairphone 2 durante todo o processo, e que deixa claro o bom trabalho feito no produto.

niEM3WRfVLlpkrcl

São vários os pontos positivos do Fairphone 2 apontados pelo iFixit. Por exemplo, a tela de LCD está unida ao cristal, encarecendo a manutenção, mas facilitando o processo de troca. Os componentes que quebram com maior frequência podem ser separados sem ferramentas, e os componentes que se agrupam em módulos são presos com conectores e parafusos simples.

Além disso, os módulos podem ser abertos, dando a opção de substituição de componentes individuais, e os botões e cabos são de fácil acesso, com atualizações simples com a ajuda de conectores Spring. Por fim, o Fairphone 2 vem com documentação clara que indica que o próprio usuário pode reparar o smartphone.

MRwGtUXxRIMUjGaK

Para ver a análise completa de desmontagem do Fairphone 2, veja o post do iFixit.