O Facebook está testando novas medidas de segurança para proteger as contas dos seus usuários. Para isso, a rede social vai aplicar sistemas de reconhecimento facial para identificar o dono de cada conta.

Alguns usuários receberam uma nova função de segurança onde, como método de CAPTCHA, exige o envio de uma selfie para comprovar a sua identidade.

A medida já foi confirmada por um porta-voz do Facebook, e a rede social argumenta que a ferramenta vai ajudar a empresa a detectar atividades suspeitas em vários pontos do site, incluindo a criação de uma conta, o envio de solicitações de amizade, as configurações de pagamentos de anúncios ou a criação e edição de anúncios.

O último ponto pode estar relacionado com a controvérsia da intervenção da Rússia nas eleições presidenciais nos EUA, com a criação de campanhas de propaganda pró Trump.

O Facebook promete apagar a foto imediatamente dos seus servidores uma vez que o rosto da foto foi identificada e comparada com outras imagens armazenadas na conta.

Mas… como confiar que tudo vai funcionar assim?

 

Via Wired