facebook-alt-text

O Facebook lançou uma nova ferramenta onde os deficientes visuais podem entender as imagens publicadas na rede social. O recurso ‘texto automático alternativo’ é capaz de oferecer uma pequena áudio descrição da foto para aqueles que usam um leitor de tela.

Até agora, esse leitor estava limitado a indicar que existia uma foto na postagem. A novidade é que o leitor pode ler uma descrição criada para a funcionalidade. Os engenheiros do Facebook aperfeiçoaram esta tecnologia de reconhecimento de imagens depois de analisar milhões de imagens de exemplo.

Esse tipo de máquina de aprendizagem se chama rede neuronal, e era a forma que a Google ensinou a AlphaGo a jogar o Go. Além disso, a equipe trabalhou para que o texto gerado descrevesse a imagem em uma ordem específica: número de pessoas, objetos e cenas de fundo.

Levando em conta a quantidade de imagens publicadas no Facebook e que a maioria delas contam com pelo menos uma foto, os deficientes visuais poderiam se sentir excluídos dessa experiência. Mas esta nova tecnologia vai ajudar com que a experiência de uso da rede social seja a mesma para todos.

A má notícia é que a funcionalidade só está disponível no iOS e em inglês, mas está confirmado os planos par ao lançamento em outras plataformas e mais idiomas no futuro.

 

Via Facebook