granja smartphones facebook

O aplicativo do Facebook para smartphones sempre foi muito criticado pelo seu desempenho, e nem mesmo a versão Lite, pensada nos países onde as conexões são mais lenta, é bem vista. Apesar disso, não podemos dizer que eles não testam bem o aplicativo antes de liberar as atualizações ao grande público, já que agora sabemos que nos escritórios da empresa existe uma “granja” com 2 mil smartphones que testam esses updates.

Uma sala com 2 mil dispositivos ligados o tempo todo, testando o aplicativo do Facebook, com o objetivo de encontrar erros antes dos usuários finais.

E o Facebook quer dobrar essa granja

granja smartphones facebook 02

São smartphones de todos os tipos, como modelos Android com a versão 4.4 ou superior de todos os tipos e iPhones com iOS 7 ou superior. Os modelos estão organizados em pares de 32 unidades, cada uma delas com sua própria rede WiFi, além de também estarem conectados em Mac Minis (um para cada quatro iPhones) ou servidores (um para cada quatro dispositivos Android), que transmitem as atualizações operações a serem realizadas.

O Facebook não é o único que montou uma “granja” de smartphones, que deve dobrar em tamanho pelo simes fato de não confiarem nos seus simuladores. Querem monitorizar os dispositivos para detectar até o menor dos problemas que afeta o desempenho, enquanto que com um simulador os resultados não se baseiam nas experiências reais vividas pelos usuários.

Via TechCrunch, The Verge