safetycheck

O Facebook conta com um recurso muito particular e útil, o Safety Check. A função foi concebida para ajudar em casos de “desastres naturais”, permitindo que os usuários da rede social avisem rapidamente os seus contatos de que eles estão bem em casos de incidentes desse porte. Porém, os últimos atos terroristas ocorridos no último final de semana em Paris (combinados com os eventos de Beirute) fizeram com que o Facebook replanejasse sua utilidade, expandindo os alertas para os casos de “desastres humanos”.

O próprio Mark Zuckerberg indicou a mudança em sua conta, confirmando que ativou o recurso diante das barbáries recentes. Afirmou que não será algo isolado e pontual, tornando assim o Facebook algo mais útil para as pessoas.

Resta saber se o Facebook será capaz de atender a todos os tipos de tragédias que acontecem a redor do planeta (essa não será uma tarefa fácil) para não se colocar de novo como alvo de crítica das pessoas. Por exemplo, não era permitido usar uma bandeira do Líbano como foto de perfil, tal como aconteceu recentemente com a bandeira da França.

A missão do Facebook é ambiciosa e complexa. Mas ao menos a intenção dessa vez é boa.

Via FacebookFacebook (Safety Check)