emoji

O Facebook apresentou uma interessante patente que propõe a conversão do rosto do usuário em um emoji, algo que coloca em evidência mais uma vez a enorme popularidade que esses ícones possuem.

Através dos emojis, podemos expressar uma grande quantidade de sentimentos e estados de ânimo, sem a necessidade de escrever frases completas. A ideia de usar nosso rosto para isso marca uma grande e importante mudança nessa equação. A patente propõe a adoção do um software de reconhecimento facial do Facebook para identificar o rosto nas imagens enviadas na rede social, e associá-la ao emoji correspondente.

Uma vez feito isso, o sistema utiliza as imagens para criar uma recompilação que podemos utilizar em modo de emoji. Por exemplo, se você tem uma foto onde você aparece com um amplo sorriso, a mesma é identificada pelo sistema de reconhecimento facial, que considera que podemos utilizá-la como substituto do emoji com um grande sorriso, ou a foto dessa figura.

face

Obviamente, o mesmo seria aplicável a outros ícones, sempre que uma imagem adequada esteja disponível no Facebook. Para compartilhar a imagem do emoji personalizado, não seria necessário fazer nada de especial: basta adicioná-lo como faríamos com uma figura qualquer.

A ideia é original, mas questões de privacidade precisam ser resolvidas antes de sua implementação. Veremos como o Facebook resolverá isso para colocar esse projeto em marcha.

Via SlashGear