facebook-tor

O Facebook quer que qualquer pessoa possa utilizar a sua rede social, e caso ele não possa se conectar com segurança ou totalmente bloqueado, a empresa decidiu adicionar o suporte para a rede Tor no seu aplicativo para Android.

Por enquanto o suporte é experimental, mas é uma adição muito interessante por cifrar e deixar anônimo todo o tráfego em torno do Facebook. Obviamente a medida é pensada nos países onde a rede social está bloqueada, ou onde a vigilância imposta pelos governos é excessiva.

Para obter essa característica, você precisa primeiro obter o aplicativo Orbot: Proxy with Tor na Google Play Store ou nos repositórios da F-Droid. Uma vez instalado o Orbot, abra as preferências do aplicativo do Facebook e habilite a opção “Usar Tor através do Orbot”.

Ainda que possa parecer estranho combinar o anonimato do Tor com a política do Facebook, não é a primeira vez que a empresa de Mark Zuckerberg realiza movimentos como esse. Em 2014 eles lançaram uma URL de Tor para o Facebook, para que as pessoas pudessem se comunicar de forma anônima. Além disso, a página Facebook over Tor explica melhor como essa combinação vai funcionar.