O pessoal do Facebook teve uma semana cheia de lançamentos. O principal deles foi o Graph Search, o novo mecanismo de buscas que vai mudar por completo a forma como seus usuários buscam conteúdos na rede social. Outro lançamento importante vindo da empresa de Mark Zuckerberg, e apostando mais no mercado de dispositivos móveis, eles informam que o Facebook Messenger para iPhone agora conta com o recurso de chamadas gratuitas via Wi-Fi.

Parece que os rumores sobre a chegada dessa função na plataforma móvel do serviço de mensagens instantâneas do Facebook estavam certos. A alguma semanas, eles lançaram uma atualização que incorporava a possibilidade de enviar e receber mensagens de voz a través do Facebook Messenger para iPhone e Android, e naquela época, falava-se muito nos testes do recurso de chamadas VoIP, e que esse estrearia na próxima versão do Messenger. Dito e feito.

Infelizmente o recurso só está disponível para os Estados Unidos (pelo menos por enquanto), com a atualização oferecida apenas na App Store norte-americana. Mas levando em conta que se trata de chamadas através da conexão via internet, sem a necessidade de nenhum acordo ou trabalho em conjunto com as operadoras, certamente não teremos que esperar muito na Europa e no resto do planeta para um lançamento internacional.

Fazer uso da nova função de chamadas VoIP livre de operadoras do Facebook Messenger é algo muito simples. Tudo o que o usuário precisa fazer é iniciar ou acessar uma conversa com um de nossos contatos, pressionar o botão “i”, que está no canto superior direito da tela do iPhone, e logo selecionar a opção “chamada grátis”. Obviamente, o nosso contato também deve estar nos Estados Unidos e contar com a versão atualizada do aplicativo.

De agora em diante, não há mais dúvidas: a próxima grande aposta de Mark Zuckerberg e sua imponente rede social está no mercado mobile, que é de vital importância para qualquer rede social, levando em conta que o número de usuário que acessam essas plataformas através de um smartphone ou tablet é cada vez maior. Com o VoIP pelo Facebook Messenger, eles se aproximam de outros aplicativos de mensagens instantâneas semelhantes, como o Viber ou o Line, além de competir com o WhatsApp, que sequer conta com esse recurso.

Com este lançamento, e do renovado aplicativo para Android e demais plataformas móveis, Zuckerberg nos dá a entender que seguiremos vendo grandes novidades e melhorias em seus produtos para os dispositivos que hoje levamos nos nossos bolsos. O que não fica muito claro é quando o Facebook Messenger para Android contará com a nova função de chamadas via Wi-Fi. O jeito é esperar.

Via Bitelia