facebook-messenger

O Facebook Messenger, aplicativo de mensagens instantâneas (que o Facebook obrigou a todos instalarem à força) alcançou a marca de 1 bilhão de downloads no sistema operacional Android.

Poucos aplicativos superaram essa marca, que pode não parecer muito se comparados com os 50 bilhões de downloads que temos no mercado mobile atual. O Google lidera de forma indiscutível a lista de aplicativos mais baixados, enquanto que o Facebook conta com três aplicativos nesse ranking (Facebook, Facebook Messenger e WhatsApp).

AppDesenvolvedora
GmailGoogle (EUA)
Google MapsGoogle (EUA)
FacebookFacebook (EUA)
Google SearchGoogle (EUA)
Google+Google (EUA)
WhatsApp MessengerFacebook (EUA)
Google BooksGoogle (EUA)
MessengerFacebook (EUA)
YoutubeGoogle (EUA)

Vale lembrar que o WhatsApp pertence ao Facbeook (foi comprado de uma empresa de origem ucraniana em fevereiro de 2014).

Se abrimos o espectro para aplicativos com mais de 100 milhões de downloads, vemos empresas como Rovio (Angry Birds), Imangi Studios (Temple Run), Instagram, Microsoft (Skype) ou Dropbox entre os mais baixados. Entre os aplicativos pagos com mais de um milhão de downloads, a maioria são jogos (Minercraft, Where’s My Water, Asphalt 7, Plants vs Zombies, Cut the Rope, etc).

No iOS não temos as mesmas listas do Android, mas a Apple dá pistas sobre os seus apps mais populares a cada ano. Em 2014 eram: Facebook Messenger, Snapchat, YouTube e Instagram. Entre os pagos, temos surpresas como o Heads Up!, ou outros mais convencionais, como Minercraft, Afterlight ou Plague Inc.

É evidente que o peso dos apps do Google na loja do Android é enorme, enquanto que no iOS temos uma variedade muito maior. Além disso, também se observa que os videogames são elementos essenciais nos rankings de apps pagos mais baixados, enquanto que na lista dos apps favoritos só encontramos ferramentas de comunicação e produtividade.

Via TweakTown