facebook-home-android

Pouco tempo depois do lançamento nos Estados Unidos, a Facebook Home, interface social para smartphones Android, está disponível para download internacional. E isso inclui o Brasil, é claro. A má notícia é que a launcher é compatível de forma oficial com alguns poucos dispositivos com o sistema do Google (no Brasil, apenas dois, por enquanto), apesar de alguns métodos alternativos que já rodam pela internet que permitem a instalação em outros smartphones.

O anúncio da Facebook Home “internacional” veio acompanhado de uma atualização do aplicativo do Facebook para iOS, que inclui agora, entre outras coisas, uma renovada interface, além da função Chat Heads, que é um dos pontos mais positivos da Facebook Home. Agora, com funções mais sociais, os usuários que gostaram da proposta de ter as atividades dos seus amigos na tela inicial do smartphone poderão conhecer mais de perto a proposta de Mark Zuckerberg.

A Facebook Home não está obtendo a resposta esperada por Zuckerberg, pelo menos no seu início. Nas suas avaliações na Google Play, a maioria das notas dadas pelos usuários são de uma única estrela, e as principais reclamações relatadas nas avaliações é a indisponibilidade de acesso prático aos recursos simples do smartphone, como por exemplo a função de telefone ou o aplicativo de câmera.

De fato, a Facebook Home deixa em segundo plano a grande maioria dos aplicativos principais do smartphone, deixando na tela inicial apenas as últimas atualizações dos nossos contatos e amigos. Se a experiência se basear exclusivamente nisso, penso que, de fato, a maioria não vai querer chegar muito perto do software.

Outro detalhe: o lançamento internacional da Facebook Home não quer dizer que teremos um aumento de dispositivos que vão suportar o novo aplicativo. No Brasil, por exemplo, apenas os modelos Samsung Galaxy S III e Galaxy Note II contam com suporte oficial para a nova laucher. Porém, se você der uma boa pesquisada no Google, você vai encontrar formas não oficiais e até simples de instalar o aplicativo em seu smartphone. Agora, se vai funcionar bem, é uma outra história. Não prometemos nada. Faça por sua conta e risco.

Download: 

– Facebook Home for Android