Safety Check

O Facebook ativou a função Safety Check em funcão do atentado terrorista em Barcelona (Espanha), que deixou até o momento 13 mortos e 100 feridos.

Um terrorista jogou um furgão atropelando os pedestres em uma das áreas mais visitadas da cidade, Las Ramblas.

O Safety Check é um recurso do Facebook que permite aos usuários enviar mensagens sobre o seu estado de saúde e paradeiro aos seus contatos. Estreou em 2014 depois do terremoto no Japão, e inicialmente era destinado ao uso em desastres naturais como terremotos ou tsunamis. Porém, o uso foi estendido aos atentados terroristas.

O funcionamento do Safety Check é simples mas eficiente para vítimas ou familiares de desastres ou atentados. A rede social determina a localização do usuário e se o mesmo se encontra próximo da área de conflito, e envia um alerta via Facebook ou uma notificação sobre sua situação e estado.

O painel Comprovação do Estado de Segurança permite aos usuários verem quais dos seus amigos estão naquela área. Uma vez que a pessoa confirmou que está fora da zona de perigo, o serviço notifica os amigos na rede social.

É altamente recomendável que você limite as publicações nas redes sociais de imagens explícitas do atentado, pois isso fere a dignidade das vítimas, além de favorecer a difusão do terror, que é o que esses assassinos querem.

O atentado de hoje em Barcelona teve autoria reivindicada pelo Estado Islâmico. É o maior em solo espanhol desde 2004 em Madri, e dá sequência aos atentados realizados em Niza, Londres ou Estocolmo.

 

Via Facebook