Facebook

O Facebook inicia uma nova fase de sua história, onde gerar lucro é a prioridade. Primeiro é o serviço de mensagens que vai mostrar anúncios, e agora é o desenvolvimento de um sistema de assinatura paga para o Instant Articles.

O Instant Articles, que é a interface que permite visualizar notícias de links compartilhados dentro do Facebook, será mais limitado. Os usuários do Facebook poderão clicar em qualquer link e ver automaticamente o artigo sem sair da rede social, mas depois de visualizar um determinado número de notícias, uma janela de bloqueio é exibida, com as tarifas de assinatura a serem pagas para seguir lendo as notas.

O Facebook argumenta retoricamente a decisão: desse modo, eles podem desenvolver uma ferramenta de analíticos, que permite conhecer melhor o comportamento dos assinantes. Além disso, os sites que publicam via Instant Articles poderão gerar mais lucros.

 

 

O Facebook é hoje a referência para ler notícias e gerar tráfego em sites, já que garante mais visibilidade. O novo sistema (somado a uma série de iniciativas que visam aumentar os lucros da plataforma) pode atrair mais sites para o Instant Articles.

No final das contas, a estratégia favorece mais ao Facebook e os sites dentro do Instant Articles do que aos usuários da rede social. Mas eu posso estar enganado. O tempo vai dizer.

 

Via Business Insider, Facebook