Você, amigo leitor ansioso, não que esperar nem mais um minuto para testar o Windows 8? Ok, você tem então 90 dias para avaliar a versão final do produto.

O Windows 8 Evalution for Developers está disponível na Microsoft Developer Network Evalution Center, e a empresa diz que esta versão “é dedicada aos desenvolvedores de aplicativos para o Windows 8 e profissionais de TI interessados em testar o Windows 8 Enterpreise dentro de sua empresa”, mas na prática, está disponível para quem tiver coragem em testar o software.

A empresa não oferece nenhum suporte técnico para esta versão de testes, ou seja, você está indo para um caminho sem nenhum tipo de GPS (faça a viagem por sua conta e risco). Além disso, detalhes importantes descritos pela MSDN.com merecem ser enfatizados:

Coisas que você precisa saber antes de instalar:

– A edição para desenvolvedores não pode ser atualizada depois de sua validade expirada.
– Para atualizar o sistema, você precisa desinstalar a versão de testes, para depois instalar a versão final do Windows 8 (após os 90 dias).
– Considere executar essa versão para desenvolvedores em uma unidade virtual, ou uma partição em separado do seu disco rígido. Desse modo, você pode atualizar o seu Windows original para o Windows 8 sem problemas.
– Durante o registro do produto (exigido), você precisa estar logado à uma conta Microsoft e oferecer o seu nome, e-mail e país de origem.
– Você deve registrar essa versão trial na internet em até 10 dias após a instalação.
– Uma vez instalada, esta versão não pode ser atualizada. para reverter a instalação para uma versão prévia do Windows, você precisa fazer uma instalação “limpa” do seu sistema operacional original.
– Depois de ativado, você tem 90 dias para usar essa versão. Você pode verificar quanto tempo falta verificando a “marca d’água” no canto inferior direito do desktop do Windows.
– Se você não conseguir ativar o sistema em 10 dias, ou o seu período de avaliação expirar, o fundo do desktop vei ficar em preto, e você verá persistentes notificações indicando que o sistema não é genuíno, desligando assim o equipamento a cada hora, perdendo todo o trabalho que não for salvo.
– Após o período de avaliação, você precisa substituir o sistema operacional, reinstalando dados e programas.