É isso mesmo que você está lendo! Se você, garoto que se acha esperto por visitar o The Pirate Bay e assistir do conforto de casa o último lançamento do cinema, saiba que muito provavelmente você está fazendo (duplamente) errado! Entre os dias 20 e 21 de julho, o primeiro “Curso de Pirataria” acontece em Madrid (Espanha), e vai discutir com os interessados de todas as idades o que é essa nobre arte de pegar de graça algo que você poderia pagar.

Mas o curso não vai ensinar novas técnicas para você fazer mais rápido o download daquele filme, jogo ou episódio de série. Na verdade, a proposta do evento é discutir as questões filosóficas, éticas, legais, econômicas e tecnológicas da pirataria, e seus reflexos na sociedade. Entre os temas que serão discutidos no evento, merecem destaque os assuntos a seguir:

– O que é Pirataria?
– Quais são os direitos do autor, as patentes e a chamada “propriedade intelectual”?
– A Pirataria é ética?
– A Pirataria é legal? Quais são os problemas legais da Pirataria?
– O que são as licenças Creative Commons?
– Como funciona as sociedades de gestão de direitos?
– Modelos alternativos de distribuição de conteúdos culturais.
– O que é o Software Livre?
– Como evitar a censura na Internet?
– Os perigos à liberdade e neutralidade da Internet.
– Como compartilhar arquivos na Internet?
– Os futuros possíveis da cultura.
– A Pirataria como movimento político e social.
– Pirataria na “Primavera Árabe”, e os recentes movimentos de massas.
– Perguntas, dúvidas e impressões.

O curso é presencial, mas dependendo da qualidade do sinal de internet no local, é possível até que eles façam uma retransmissão do evento por streaming, ou uma gravação de áudio e/ou áudio/vídeo. Para mais informações, visite o blog oficial da Escola de Pirataria.