musica-para-gatos

Charles Snowdon, um psicólogo da Universidade de Wisconsin-Madison afirma que a música que os gatos gostam não é a mesma que os seres humanos gostam. E provou isso, criando uma música especialmente pensada nos gatos.

Ele analisou a frequência habitual para o ouvido dos gatos, situada uma oitava acima que a dos seres humanos, e usou notas nesse alcance para que o música David Teie pudesse compor temas musicais. Além disso, as canções apresentam um ritmo de acordo com o ronronar dos gatos.

Uma vez criados vários temas musicais, era necessário testar a nova música. Para isso, eles contaram com a ajuda de 47 gatos, machos e fêmeas, que escutaram tanto os temas cientificamente criados por eles como as músicas para os humanos. E a forma dos gatos se comportarem ao redor dos alto-falantes (rodeando e permanecendo mais próximos à eles) indicavam quais as músicas que agradavam mais.

O estudo continua, e existe os planos de encontrar as músicas que atendam às necessidades concretas dos gatos (ou dos seus donos), como quando é necessário acalmar o animal, ou para suportar a separação dos seus donos.