android-ios-windows-10

O iOS 9 foi lançado recentemente, e se pensarmos no iminente lançamento do Android 6 Marshmallow e na previsível evolução positiva do Windows 10 nos dispositivos móveis, a guerra dos sistemas operacionais está aberta. E a pergunta desse post é: existem diferenças importantes e reais entre eles, do ponto de vista do consumidor?

No passado, ter um ou outro sistema operacional condicionava de forma notável a compra de um dispositivo. Alguns compravam um iPad de forma quase obrigatória para fins profissionais. O Android era a escolha mais adequada e rentável a partir de um ponto de vista econômico, e hoje, o Windows 10 é a melhor escolha para aqueles que querem comodidade em um ecossistema unificado.

l_10075734_002-508x450

Sendo bem sincero, é estranho ver o sistema operacional condicionando a compra de 99% dos usuários (deixando de lado o quesito preço). Mais: se levarmos em conta a variável do preço, a maioria dos usuários podem resolver os seus problemas com um tablet Amazon Fire de US$ 50, ou um smartphone Motorola Moto E.

É óbvio que outros fatores influenciam a escolha: a marca, a estética, funções especiais ou apps exclusivos, entre outros. Aqui, quero deixar claro uma coisa: exceto nas atividades muito específicas (um tablet para trabalhar, um smartphone para jogar, um conversível para produtividade), os grandes sistemas operacionais móveis oferecem tudo o que a maioria dos usuários precisa.

ios-android

Então… como escolher? Onde está o fator chave para decidir qual sistema operacional usar?

Deixando de lado perfis muito específicos, o segredo para escolher o melhor sistema operacional é a comodidade combinada com o preço. Ajustado e pensado no ecossistema móvel que te deixe mais confortável no uso diário.

As discussões entre os usuários sobre o melhor sistema operacional são, na maioria das vezes, infundadas, evidenciando problemas do passado que pouco ou nada tem a ver com a realidade do presente. Se você busca comprar um dispositivo sem necessidades muito concretas, o importante não é o sistema operacional ou as especificações de hardware, mas sim se ele atende as suas necessidades, onde você se sente confortável com o software.

Para resumir: o que realmente importa é a experiência do usuário. E cada um sabe aquilo que é melhor para si.

E você? O que pensa de tudo isso?