santa-clara-stadium

Os administradores de sistemas sabem o quanto é complicado instalar de forma adequada uma rede sem fio para milhares de pessoas, e só por isso já me parece interessante o projeto que um time de futebol americano da NFL, o San Francisco 49ers, desenvolve. Eles pretendem oferecer internet via Wi-Fi nos eu novo estádio em Santa Clara, Califórnia, com capacidade para atender todas as 68.500 pessoas que o estádio pode comportar.

A instalação da rede Wi-Fi foi considerada prioridade nesse projeto estimado em US$ 1.2 bilhão, e vão além de simplesmente permitir que todo mundo comente no Twitter quando Colin Kaepernick fizer mais uma corrida para marcar um ponto. Os 49ers pretendem oferecer simplesmente a internet mais rápida dos Estados Unidos.

Para alcançar essa empreitada, dois ex-funcionários dos sistemas do Facebook são os responsáveis pela instalação dessa rede, que vai incluir uma conexão com velocidade de aproximadamente 1 terabit por segundo, que eles acreditam que será suficiente para que cada torcedor possa se conectar à internet sem nenhum tipo de restrição em termos de largura de banda. A conexão estará disponível para dispositivos na frequência de 5 GHz, em redes 802.11ac, com suporte também para as redes n/b/g.

Se tudo isso não é suficiente para você, saiba que o sinal das operadoras de telefonia móvel também será mais forte na região do estádio, para que os usuários tenham a opção de escolher entre uma ou outra rede.

É bom saber que, pelo menos lá nos Estados Unidos, começam a levar a sério a questão de uma instalação de uma rede Wi-Fi em masse, e desejo que eles sejam bem sucedidos com o projeto. Afinal de contas, aqui no Brasil, se a internet simplesmente engatinha com tantos dispositivos no mercado, é lamentável constatar que foram raras as vezes onde uma rede sem fio pode conectar de forma decente uma grande quantidade de dispositivos de forma simultânea. Eventos de tecnologia, então… é melhor nem pensar nisso direito…

 

Via ArsTechnica