Chega de falatório, vamos para a prática. Depois de uma hora de coletiva, os jornalistas e blogueiros presentes tiveram a chance de testar os produtos. Eu, particularmente, comecei na contra-mão de todos: enquanto todo mundo correu para os modelos em 3D, eu fui calmamente para os modelos em LED da Bravia, que estava completamente vazia. E fiquei impressionado com a alta qualidade de imagem.

Tudo bem que nestes eventos tudo é feito para que se tenha a melhor impressão, e que os vídeos lá exibidos são feitos para que o usuário tenha o resultado exibido na mais alta qualidade. Mas vendo de perto estas TVs, é de se impressionar na qualidade de contraste e nitidez das cores, o que resulta em um detalhamento de imagem que já oferece um outro tipo de experiência ao usuário (imagine isso tudo em 3D…). A qualidade de imagem é realmente superior.

Agora, vamos para os produtos em 3D

A Sony colocou para demonstração um jogo simples, mas que mostrava bem a diferença do que o 3D pode fazer pelo PlayStation 3. Sem os óculos, até fica um pouco desformado (mas devemos levar em conta que as TVs estavam o tempo todo com o recurso 3D ligado; caso o usuário queira desligar este recurso, é perfeitamente possível).

Já com o óculos 3D, a experiência é completamente diferente: principalmente no que se refere à profundidade das imagens dos jogos, ele se mostra uma outra experiência, bem mais atraente. No jogo de nave, fagulhas vão em sua direção quando a nave explode, e os pedaços de asteróides se tornam tridimensionais. Nos jogos de corrida, você praticamente imerge para dentro do carro, com detalhes como pedregulhos, fumaça e outros vindo em sua direção.

A Sony também apresentou uma demonstração do filme Está Chovendo Hamburger, já pronto para o 3D, além de gravações registradas do carnaval 2010 e da São Paulo Indy 300. O resultado é muito bom: o logo da Globo é gerado em 3D, os elementos de propaganda saltam na tela, as passistas filmadas no plano da frente saltam em destaque, e até alegorias e detalhes de fantasias são registrados com detalhes ressaltados nas imagens.

Tentei fazer uma pequena “graça”, vendo se a câmera digital poderia registrar os efeitos do 3D, colocando o óculos na frente da câmera. Se você fizer uma forcinha, vai poder observar os balões no plano de frente da imagem.

E aí? Fiquei bem com os óculos 3D?

Eventos esportivos em 3D também se tornam outra experiência. Mais uma vez, a sensação de profundidade entra em cena, te colocando praticamente dentro de campo, mas não de forma agressiva, parecendo ser algo bem natural.

O recurso de internet video também foi apresentado. Os resultados foram bem melhores do que eu esperava, sem muitas taxas de quadriculações, com boa resolução de imagem, e com cores bem ajustadas. Mas, lembrando: tudo aqui é demonstração. Quero ver isso funcionando com a internet que a maioria de nós temos em casa.

Por fim, ainda estava em exposição a proposta de design da Sony para uma melhor experiência em se ver TV (ou o que a Sony entende que o usuário ficará mais confortável ao assistir TV).

O evento se encerrou com um brunch, que foi oferecido no local e, na saída, foi entregue uma lata, cheia de amendoins cobertos por chocolates, da Chocolat Du Jour. 200 gramas de um finíssimo chocolate. Um detalhe curioso… todos os jornalistas presentes receberam este brinde, sem distinção (hello, moto!).

Devo informar que, obviamente, estes chocolates não existem mais.

Enfim, o evento foi muito positivo, e aproveito para agradecer a CDN comunicação e à Sony Brasil pelo convite ao evento. E fiquem ligados. Vocês terão fotos e mais detalhes sobre os produtos lançados aqui, no TargetHD.net.