Ontem (14/04), o blog TargetHD.net foi convidado para participar da coletiva de imprensa da Sony, sobre suas novidades para o mercado de TVs, Blu-rays e para o PlayStation 3, focados na tecnologia 3D. Estivemos em São Paulo, participando do evento, e hoje, trazemos todas as novidades que eles mostraram ontem no evento. Durante todo o dia de hoje, vocês vão ter uma série de posts mostrando tudo o que aconteceu por lá.

O evento estava todo voltado para os anúncios em 3D. O ambiente que a Sony criou na Vila Uber, além de ser muito agradável, era adequado para uma apresentação desse porte. Mas as referências de que o que eles iriam enfocar mesmo na apresentação era o 3D eram mais do que evidentes.

O evento estava lotado de jornalistas, principalmente daqueles ligados a parte de som e imagem. É claro que alguns dos principais blogs de tecnologia estavam lá, e este é um ambiente bacana para se rever alguns colegas do meio, como o Richard Max e o Rodrigo Toledo, pois eventos como esses servem também para colocarmos a conversa em dia e nos atualizarmos sobre algumas coisas. Aliás, até uma ideia de um post especial, em conjunto, apareceu. Quem sabe esta ideia tome corpo mais pra frente (aliás, poderia virar um blog em conjunto… mas falamos disso depois).

Tudo pronto para a apresentação. Palco todo preparado para o início do evento.

O evento começa, com um vídeo promocional da Sony, que misturou cenas de ação, shows, games, tudo em um cenário que mudava automaticamente quando o personagem central apertava um botão. E, no fim, a mensagem que vem sendo a tônica da Sony nos seus últimos lançamentos: “tudo o que você imaginar, você pode realizar”, com o slogan make.believe.

Glória Maria (Rede Globo) seria a apresentadora do evento. Dois detalhes a se destacar: muita gente ficou nas entrelinhas comentando como ela pode estar tão bem, mesmo com a idade dela (que ninguém sabe), e como o sorriso dela, visto de perto, é cativante. Aliás, é uma personalidade de emana competência e profissionalismo. E eu tive a sorte de sentar a menos de 3 metros de distância dela. Se você duvida, provo isso nos posts que irão ao ar mais pra frente.

Sobe ao palco Lúcio Pereira, Gerente de Comunicação da Sony Brasil, que vai mostrar como que a Sony pretende dominar o mercado de TVs em 3D no Brasil.

Um dos objetivos principais da Sony é oferecer ao consumidor uma solução completa de experiência em 3D, tanto na sua casa, quanto nos cinemas. A empresa já volta seus esforços para preparar seus filmes da Sony Pictures sejam oferecidos cada vez mais no formato 3D. E, no caso dos usuários domésticos, todos os seus equipamentos, de alguma forma, e gradativamente, estarão relacionados à esta experiência multimídia, mesmo na parte de som, onde os equipamentos serão optimizados para oferecer o máximo de imersão do usuário para essa experiência em 3D.

A Sony também relembrou os primeiros testes de transmissão em 3D no Brasil, que foram o carnaval do Rio de Janeiro (em parceria com a Rede Globo) e a São Paulo Indy 300 (em parceria com a Rede Bandeirantes). Segundo a Sony, os dois eventos, mesmo sendo exibidos em caráter experimental para eventos específicos e privados, foram bem sucedidos em seus testes.

A Sony preparou também uma campanha de marketing mundial, que começa a ser veiculada a partir de junho de 2010, cujo garoto propaganda é o jogador Kaká (Real Madrid), alusiva ao mundo 3D da Sony, e diretamente conectada à Copa do Mundo FIFA 2010, uma vez que Sony é um dos principais parceiros comerciais da FIFA. A campanha vai estar presente nos principais veículos de comunicação (TV aberta e por assinatura, Internet, Jornais e Revistas, etc).

A Sony também falou do seu Centro de Tecnologia 3D Sony, localizado na Califórnia, Estados Unidos, onde a empresa mantém todo um conjunto de recursos e especialistam em tecnologia para desenvolver as novas soluções que podem entrar no mercado.

Na parte de filmes, a Sony informa que mais de 20 filmes que chegarão aos cinemas em 2010 já estarão totalmente adequados para a plataforma 3D, incluindo Alice no País das Maravilhas, um dos mais esperados do ano, e que, em 2012, a sequência (ou reboot, como vocês quiserem) do filme Homem-Aranha, também será lançado em 3D.

A Sony também mostrou a taxa de crescimento das salas 3D ao redor do mundo, e aponta que o crescimento das salas em 3D entre 2009 e 2010 foi o maior até então, e que entre 2009 e 2013, o número de salas deve dobrar, mostrando que esta será a grande tendência do cinema a partir de agora. Detalhe: precisou-se melhorar a tecnologia no ponto onde estamos, para conseguir o resultado que temos hoje, o que não seria possível antes. Vale o registro que a tecnologia 3D existe desde o século 19.

Outro detalhe que a Sony quis destacar é da tendência de evolução do 3D na sua plataforma de videogames Sony PlayStation, e mostram que a taxa de curva desta migração/adaptação será menor (e diferenciada) do que encontramos no PlayStation 2 (DVD) e até mesmo na inserção do PlayStation 3 (Blu-ray).

Para o mercado doméstico, o primeiro título em Blu-ray a sair para o formato 3D será o filme Está Chovendo Hamburger. Chega ao mercado em agosto de 2010.

Para quem fizer a reserva do DVD, a partir de junho, leva também o filme No Fundo do Mar.

Por fim, a Sony pretende ser o líder na expansão em 3D atacando, gradativamente, em todos os segmentos onde o usuário pode ter contato com esta tecnologia no seu dia-a-dia, dentro e fora de casa. Nos próximos posts, mostraremos quais as propostas essenciais da Sony para isso, além de como os seus parceiros comerciais pretendem atuar nesta iniciativa do mundo 3D.

Fiquem ligados! Durante todo o dia, mostraremos todas as novidades do evento da Sony.