As duas empresas nunca estiveram tão alinhadas e juntas. E amanhã (05), esse casamento vai chegar ao seu momento mais importante, onde serão apresentados os novos smartphones da fabricante finlandesa com o sistema operacional Windows Phone 8. Muitas coisas foram ditas nas últimas semanas (especialmente nesse último final de semana), e nesse post, vamos resumir tudo o que sabemos sobre o evento de amanhã até o momento. Afinal de contas, ninguém garante que novos vazamentos apareçam ao longo do dia, e até o começo da manhã de amanhã.

Para começar, vamos falar do evento em si. Ele acontece amanhã, 5 de setembro, em Nova York, no horário das 9:30 AM (Costa Leste dos EUA), ou seja, 10h30 da manhã no Brasil (horário de Brasília). É claro que o TargetHD.net vai ficar atento a tudo o que vai acontecer, e vamos publicar as novidades no blog, além de comentar os lançamentos no Twitter (no Twitter do blog, @TargetHD, e no meu Twitter pessoal, @oEduardoMoreira). Como a Microsoft está como parceira da Nokia nesse evento, podemos dizer, com 100% de certeza, que o assunto a ser tratado é: Windows Phone 8 (Apollo), e os primeiros smartphones da Nokia a contar com esse novo sistema. O único detalhe revelado pela Nokia de forma oficial, até agora, é o nome dos novos modelos. O vídeo que publicamos hoje pela manhã deixa claro o “next generation Lumia”, (ou “a nova geração do Lumia”) está chegando, e isso se alinha aos rumores publicados nos últimos dias.

Entre os rumores divulgados até agora, um dos mai fortes é que a operadora norte-americana Verizon será uma das operadoras que largará na frente com os smartphones com Windows Phone 8, e tem a Nokia em mente para essa iniciativa. Depois da “guerra de patentes” entre Apple e Samsung nos Estados Unidos ter o seu primeiro veredito, muita gente por lá começou a olhar para a Nokia (e os futuros modelos Lumia) com outros olhares, vendo aí uma surpreendente oportunidade de explorar um novo segmento de mercado, adicionando um novo player ao mercado mobile.

Algumas imagens de supostos modelos e seus acessórios já apareceram na web, e também se alinham com rumores previamente divulgados sobre as características dos novos modelos. Por exemplo, esse carregador que vemos acima, que utiliza o sistema Qi de recarga. Anteriormente, já tinha sido divulgado que um dos modelos novos da Nokia com Windows Phone 8 contaria com esse sistema de recarga sem fio.

Além disso, os supostos novos modelos (Nokia Lumia 920 PureView e Nokia Lumia 820) apareceram em fotos, em parceria de estilosos fones de ouvido Bluetooth. Tudo bem, essas imagens podem ser frutos de mentes habilidosas com o Photoshop, mas são muito bem feitas. Aliás, falando dos smartphones: o Lumia 920, como já citei, vai contar com a tecnologia PureView, mas para a decepção de muitos, não deve contar com uma câmera de 41 megapixels como o Lumia 808 PureView, e sim, uma câmera de 8 megapixels, pelas próprias limitações técnicas oferecidas pelo conjunto da tecnologia PureView (pensada inicialmente no Symbian) com o Windows Phone. Mas vamos esperar mais detalhes sobre isso. Quem sabe a Nokia não surpreende nesse aspecto no evento de amanhã?

Outro que supostamente apareceu antes da hora foi o Nokia Lumia 820 Arrow, que se mostra como um produto de linha média de smartphones com Windows Phone 8. Esse ainda levanta uma certa dose de suspeita e desinformação, pois diferentes versões desse mesmo Lumia 820 Arrow apareceram na internet, com diferentes aspectos físicos e especificações técnicas.

Na versão de renders, o Lumia 820 também tem o Windows Phone 8, mas se aproxima mais da aparência do Lumia 920 PureView, com algumas poucas diferenças técnicas para menos. O 920 contará como maior ponto de interesse a sua câmera (talvez), enquanto que o 820 vai apostar no fator preço para atrair os olhares do consumidor. Isso, e a grande variação de cores dos produtos (azul, verde, preto, branco, amarelo, vermelho e púrpura).

Como bônus de tudo isso, a JBL anunciou de forma oficial os fones de ouvido sem fio que foram desenvolvidos em parceria com a Nokia, nos modelos Nokia Purity Pro, que possuem compatibilidade com a tecnologia NFC e uma grande variedade de cores.

Por fim, especula-se que a data de lançamento do Windows Phone 8 (estabelecida pela Microsoft) está definida como 29 de outubro de 2012. Por causa disso, os novos smartphones serão apresentados nessa semana, para que possam chegar nas lojas e operadoras no final do mês de outubro.

Fiquem ligados! Amanhã, pela manhã, traremos todas as novidades dos novos smartphones da Nokia com Windows Phone 8. Você não perde nada por esperar.