A assessoria de imprensa da Ford Brasil convidou o TargetHD.net para uma ação promocional especial de demonstração de dois dos seus novos modelos de carros da linha EcoSport. Compareci ao evento para conhecer essas novidades, e principalmente, identificar como as tecnologias adotadas por eles se convertem em um maior conforto e praticidade para o motorista, na hora de conduzir esses veículos. Nesse post, passo minhas impressões sobre tudo o que presenciei no evento e como passageiro do test drive no hotel/fazenda Dona Carolina, em Itatiba, interior do estado de São Paulo.

A experiência foi dividida em duas partes. Antes de seguir para o local de um dos test drives, engenheiros e representantes da Ford Brasil explicaram maiores detalhes sobre os veículos em destaque naquele evento. Começamos pelo utilitário Novo EcoSport PowerShift 2013, que tem como principal proposta da montadora oferecer o maior número de tecnologias e itens complementares de fábrica, e não oferecê-los como itens adicionais. A Ford entende que tais itens precisam ser oferecidos ao consumidor diretamente com o produto, com um preço competitivo, oferecendo assim vantagens em relação aos concorrentes, que normalmente consideram esses itens como opcionais.

Itens como câmbio automático de seis marchas e embreagem dupla podem ser encontrados no Novo EcoSport PowerShift como itens de fábrica. Esse sistema de câmbio permite que o usuário escolha qual sistema de troca de marchas que ele vai se sentir mais confortável para dirigir, oferecendo até três modos de direção, que oferece vantagens para diferentes situações de estrada e uso:

  • D, para trocas de marcha suaves e econômicas;
  • S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas;
  • manual sequencial, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência.

Através desses modos de direção, o motorista pode obter uma maior vida útil do conjunto de transmissão e embreagem em relação aos produtos com adaptação automatizada do mercado e permite um funcionamento suave e sem oscilações, que resulta no maior nível de conforto e silêncio interno da categoria.

Outra novidade é o sistema de embreagem dupla, que funciona de forma independente, para realizar trocas de marcha mais rápidas. Ela dá ao motorista a opção de selecionar a estratégia de troca de marchas mais adequada ao seu perfil de condução, com resposta esportiva na aceleração e uma operação refinada em condições de cruzeiro e marcha lenta. Na prática, não existe mais aquele negócio de solavancos na hora de mudar as marchas, pois o sistema pode inclusive fazer a troca para uma marcha mais baixa automaticamente, caso o sistema perceba que a velocidade do motorista está abaixo da relação de marchas requerida.

Do mesmo modo que, durante o modo de troca automática de marchas, esse sistema realiza essas trocas da forma mais suave possível, o que resulta em uma direção mais elegante na maior parte do tempo. Todo esse conjunto de tecnologias resulta em um sistema de transmissão mais leve, e uma maior economia de combustível, além de um menor desgaste das peças de motor e câmbio. Isso, sem contar que o PowerShift conta com itens como airbag duplo, freios ABS, SYNC Media System com Bluetooth e comandos de voz, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos e volante com regulagem de profundidade e altura.

A demonstração desse modelo foi feito pelos convidados do evento durante um trajeto de 120 km até Itatiba/SP. Ao longo do trajeto, pudemos testar recursos como o sistema de pareamento do smartphone com o painel frontal do carro via Bluetooth (através do SYNC Media System), o sistema de frenagem ABS, os comandos de voz e outros recursos inteligentes do carro. Uma boa notícia é que o veículo compreende muito bem o seu comando de voz, sem precisar “gritar com o carro” para que um comando fosse realizado.

A segunda parte da demonstração foi realizada no Hotel Fazenda Dona Carolina, em Itatiba. Lá, estava à disposição uma pista preparada para o 4×4 EcoSport 4WD, que além de contar com boa parte das tecnologias já vistas no modelo PowerShift, ele conta com um sistema de tração 4×4 inteligente, onde destaco em especial o sistema inteligente de controle de torque dianteiro e traseiro em todas as rodas, oferecendo uma resposta mais precisa e no menor tempo possível para o motorista, aumentando assim o controle do veículo para o motorista.

O principal diferencial desse sistema de torque da Ford é que ele atua o tempo todo no veículo, com um resultado final praticamente instantâneo. A transferência do torque é feita o tempo todo nas bordas dianteiras e traseiras, respondendo da forma mais eficiente possível para diferentes tipos de terrenos. O sistema capta informações dos sensores numa frequência de 60 vezes por segundo e distribui o torque automaticamente para as rodas que mais precisam, com velocidade de resposta de 1 décimo de segundo.

Na prática, temos um carro bem estável, se levarmos em conta os terrenos desafiadores que o veículo foi submetido durante o drive test. De fato, em diferentes condições de terreno, o modelo 4WD tenta se comportar da forma mais adequada ao terreno, e em alguns casos, isso pode ser sentido de forma mais nítida. O carro é realmente muito equilibrado, mesmo enfrentando diferentes tipos de piso, como terra ou cascalhos, e mesmo em locais muito esburacados, o modelo não deu sinais de refugo. Durante as subidas em terrenos de terra, o modelo não apresentou dificuldades em se deslocar nas ladeiras com média inclinação (em até segunda marcha), e sua velocidade final foi mais que interessante.

Essa performance é possível também pelo emprego de uma relação mais curta na primeira marcha (em 16%), que trabalha em conjunto com a tecnologia 4×4 do Novo EcoSport 4WD. Essa combinação também resulta em um carro 17% mais econômico que a versão anterior desse modelo. Vale também a pena observar que o modelo possui uma tecnologia de corte inteligente de combustível, que contribui significativamente no aumento da autonomia de combustível. Para completar, o 4WD também conta com o SYNC Media Sytstem, para comunicação via Bluetooth com o seu smartphone ou outro dispositivo móvel.

E no final do test drive, fomos premiados com uma paisagem simplesmente fantástica!

Agradeço mais uma vez ao pessoal da Ford Brasil pelo convite para esse test drive. A tecnologia empregada pela Ford para os dois conceitos realmente chama a atenção, e podem surpreender até os mais exigentes consumidores.