france-telecom-phone-booth-alexandre-viallle-flickr

A FCC dos Estados Unidos (o equivalente da Anatel no Brasil) sugeriu às operadoras de telefonia fixa norte-americanas que comecem a explorar a possibilidade de trocar os números de telefone fixo por endereços de IP.

O principal problema que os usuários enfrentam em vários países (inclusive no Brasil) é a necessidade de contratar uma linha de telefonia fixa para para contar com um acesso à internet. E com o advento da telefonia VoIP, o telefone fixo está se tornando uma das coisas mais dispensáveis na vida das pessoas. E tal mudança está se tornando uma das dores de cabeça para as operadoras norte-americanas.

A FCC quer saber se o sistema suportaria um acesso massivo nas linhas VoIP, inclusive para chamadas de emergência, e principalmente, saber se as zonas rurais podem existir exclusivamente com esse tipo de linhas.

O experimento é totalmente voluntário, ou seja, as operadoras são livres para testar se quiserem, além de poder enviar as suas propostas para eventuais soluções dentro do mesmo tema antes do final do mês de fevereiro.

É apenas um teste, mas que pode dar uma ideia dos rumos que o assunto pode tomar no futuro.

Via Reuters