650_1000_lte

A GSMA revelou a lista do ranking mundial de usuários de telefonia móvel 4G em 2013, assim como a porcentagem de sua cobertura. Os Estados Unidos lideram esse ranking, com 85 milhões de usuários.

A liderança norte-americana é evidente, já que o Japão, vice-líder da lista, fica com quase a metade dos usuários dos EUA (43.9 milhões). Destaque para o fato que entre os 10 países da lista, apenas quatro são europeus e, mesmo assim, com números discretos.

Os EUA contam com um total de 341 milhões de linhas móveis em funcionamento, com o 4G alcançando 1/4 desses usuários. Um detalhe importante é que a cobertura do 4G por lá é de 97% da população, por conta da regulação estabelecida no país desde 2008, que facilita a venda ou troca de licenças de espectro entre operadoras.

Os dados oferecidos pela GSMA mostram que outros países/continentes também precisam criar condições favoráveis para a expansão das grandes operadoras, facilitando compras ou parcerias, e criando um entorno regulatório único para todo o continente. Isso certamente vai beneficiar o desenvolvimento de novas tecnologias, assim como a expansão do 4G. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com a drástica redução de competidores, algo que pode elevar o preço dos produtos e serviços.

650_1000_ranking-usuarios4g

Via GSMA