uso-smartphone

Um estudo publicado recentemente pela PLsS ONE afirma que a maioria dos usuários utilizam o smartphone quase o dobro do tempo que reconhecem utilizar.

Para comprovar estas discrepâncias entre o tempo real e o tempo mental, uma equipe de psicólogos encabeçada pelo doutor David Ellis analisou a fundo 23 voluntários com idades entre 18 e 33 anos. Eles inicialmente realizaram uma pesquisa, pedindo para que calculassem todo o tempo que passavam utilizando o smartphone diariamente, e depois era instalado um aplicativo que identificava qualquer tipo de interação com o dispositivo em um período de duas semanas.

O resultado foi surpreendente. A maioria se equivocava com suas estimativas, e na realidade passavam quase o dobro do tempo reconhecido com o seu smartphone todos os dias. De fato, cinco horas e meia por dia, com aproximadamente 85 interações diferentes.

A imagem abaixo mostra que as zonas em preto representam o tempo de uso do dispositivo.

uso-smartphone-estudo

O principal motivo das diferenças parece estar nas pequenas transações de curta duração para ler uma mensagem curta ou visualizar rapidamente alguma rede social. São as mais habituais, mas em muitas vezes duram menos de um minuto, e não levamos em conta no nosso cálculo mental do tempo, mas ficam refletidas no aplicativo.

E você? Qual é o seu tempo de uso diário no smartphone?

Via Beyond Self-Report: Tools to Compare Estimated and Real-World Smartphone Use