grafeno-toxico

De tempos em tempos ouvimos falar do grafeno, um material revolucionário, que poderia promover saltos qualitativos nos segmentos de smartphones, redes WiFi, baterias ou fotografia. Porém, nem tudo é cor de rosa em seu futuro. Um estudo realizado pela Bourns College of Engineering da Universidade da Califórnia em Riverside (EUA) revela que esse material pode ter efeitos nocivos ao meio ambiente, sendo este um dos poucos informes relativos ao impacto do grafeno nas nossas vidas.

O estudo destaca especialmente a estabilidade do grafeno em águas subterrâneas, comparando-a com sua estabilidade em águas superficiais. Os resultados mostram que as nanopartículas são mais móveis em águas presentes em lagos, e isso pode provocar danos meio-ambientais.

De fato, o estudo publicado na Environmental Enginerring Science, destaca que outros estudos também revelam que o grafeno poderá ser potencialmente tóxico para os humanos, algo que segundo informa o site Gizmodo, poderia fazer com que ainda não seja o recomendado inserir a substância em nosso corpo, tal como prevê uma das possibilidades de futuro.

Via Gizmodo, UCR Today