mulheres-na-tecnologia

De acordo com um estudo realizado por Donna Ginther e Shulamit Khan (economistas), o motivo por haver poucas mulheres nos campos da matemática, ciência e tecnologia não se deve à discriminação machista, mas apenas e tão somente por conta da matemática.

Donna comenta que ‘as garotas decidem não receber cursos de matemática no ensino médio e superior, seguindo uma trajetória universitária diferente dos garotos’. A dupla examinou estatísticas sobre as notas obtidas pelas mulheres na matemática e os requisitos para os cursos universitários de matemática nos Estados Unidos. Para resumir, o estudo determina que a pouca presença das mulheres nesses campos acontece pelo fato do conhecimento das mulheres sobre a matemática não ser muito elevado, de um modo geral.

O estudo é uma resposta a outro publicado no começo do ano, que denunciava a pouca presença de mulheres nesses segmentos por conta dos prejuízos machistas inatos nas faculdades que abraçavam as áreas de TI, ciência e matemática.

Este é um tema muito polêmico, que gera estudos e relatórios de todos os tipos, que devem ser tratados com o máximo de rigor possível, no objetivo de promover um avanço para a igualdade dos gêneros. O estudo em destaque nesse post é apenas mais um que se soma a muitos outros realizados sobre a situação das mulheres nos setores de exatas.

Via The Register