crittercism-android-crash-rate

Um estudo realizado pela empresa Crittercism mostra quais são as versões dos mais populares sistemas operacionais móveis (pela ordem, Android e iOS) são as mais estáveis, ou seja, menos suscetíveis aos erros, travamentos e reinicializações. O mais curioso do estudo é que, de acordo com os seus resultados, os aplicativos do iOS falham o dobro de vezes do que no Android, levando em consideração as versões mais recentes dos dois sistemas operacionais.

O estudo mostra que a taxa de reinicialização dos aplicativos no Android KitKat é de 0.7%, enquanto que no iOS 7.1 é de 1.6%. Quando pegamos versões anteriores, essa diferença reduz um pouco, mas o sistema da Google ainda é mais estável (1.7% para o Android Gingerbread, contra 2.5% para o iOS 6).

Quanto aos smartphones, os mais confiáveis de acordo com o estudo são o Samsung Galaxy S4 e o iPhone 5. A pesquisa também revela que os tablets (de um modo geral) são muito mais confiáveis nesse aspecto.

As consequências desse estudo são bem lógicas, se levarmos em conta que os engenheiros das duas plataformas investem muito tempo na correção de erros nas novas versões. Ou seja: valorize esse tempo dos profissionais, e procure sempre ter a versão mais atualizada do seu sistema operacional e/ou do seu aplicativo preferido, para evitar problemas futuros.

Abaixo, o gráfico que mostra os dado sobre o iOS.

crittercism-ios-crash-rate

Via GigaOM, DocumentCloud.org