handsfree-nokia

Não sou eu que estou afirmando isso, que fique bem claro. Quem afirma é o estudo realizado pelo Instituto de Transporte do Texas, que informa que a atenção do motorista pode ser igualmente afetada quando utilizamos sistemas de comunicação por voz em veículos, no lugar de digitar mensagens de texto no telefone.

Segundo os resultados, aqueles motoristas levam um maior tempo de reação quando utilizam os métodos de comandos de voz, uma vez que (segundo o estudo) “a mente está pensando no que deve dizer, e isso atrasa o tempo de reação do sistema motor”. Para os testes, eles compararam o tempo de resposta de motoristas que escreviam uma mensagem de texto por voz, e aqueles que utilizaram o método tradicional, digitando as mensagens no teclado do smartphone.

Infelizmente, o dado preocupante do estudo é que os motoristas acreditam que se sentem mais seguros utilizando as ferramentas que dependem dos comandos de voz, quando na realidade, os resultados podem até ser piores. Mas que fique claro: independente do estudo, não recomendo que você use o celular ou smartphone enquanto dirige, de modo que o ideal mesmo é que você esqueça o Siri ou o Google Now enquanto volta para casa, e se precisa falar com alguém, que estacione o veículo. É mais seguro para todos.

Via Reuters