google-ipod-heatmap

E temos uma das últimas polêmicas de 2013 se formando no mundo da tecnologia. A Microosft parece ser da opinião que as mudanças propostas pela Google para atender as exigências das autoridades anti-monopólio seguem sendo insuficientes. A ponto do pessoal de Redmond realizar um curioso teste para provar que a galera de Mountain View segue agindo de forma ilícita nos resultados das buscas realizadas pelo seu mecanismo.

Uma organização pertencente à própria Microsoft, batizada com o sugestivo nome de Iniciativa por um Mercado Online Competition (ou ICOMP, na sua sigla em inglês), realizou um estudo baseado no seguimento ocular, que sugere que a distribuição dos links patrocidados, produtos e mapas que o Google apresenta nos resultados de suas buscas ainda seguem atraindo mais interesses do que o necessário, tal como mostra o gráfico que ilustra esse post.

Segundo indica o estudo, por conta disso, os demais links e serviços ofertados pelo buscador só conseguem obter êxito com uma pequena fração das visitas, o que entra em detrimento em relação às propostas relacionadas de outras empresas.

Dada a natureza do estudo (uma vez que foi algo financiado pela Microsoft), temos que manter um pé atrás sobre sua veracidade. De qualquer forma, é mais um ponto que certamente fará com que as autoridades pertinentes fiquem de olho e tirem suas próprias conclusões sobre a questão. E, vendo como eles estão de marcação cerrada com o Google por causa disso, imagino que não vai demorar muito para que novidades apareçam.

Via GigaOM, i-comp.org