lenovo-mix

Um novo estudo da IDC Brasil revela que no segundo trimestre de 2014 foram vendidos 2,65 milhões de PCs, o que representa uma queda de 26% em comparação ao volume comercializado no mesmo período em 2013 e uma ligeira recuperação em relação ao 1º trimestre deste ano, quando as vendas foram de 2,4 milhões de unidades.

Os notebooks lideram as vendas de PCs, com 62% das unidades vendidas no segundo trimestre, contra 38% dos desktops. Considerando os seis primeiros meses de 2014, o estudo da IDC Brasil mostra que as vendas de PCs caíram 27% em relação ao primeiro semestre de 2013, e a queda se deu tanto no mercado corporativo (-30%) como no de consumo (-26%).

Entre os consumidores, há o fator Copa do Mundo, enquanto o mercado corporativo reduziu os seus investimentos por conta do ano eleitoral, principalmente nas médias e grandes empresas. Outro fator que determina a queda é a drástica diminuição nas compras do setor público, que já possui projetos licitados a essa altura do ano, com menor volume de novas licitações.

O desempenho do mercado de PCs confirma as projeções da IDC Brasil, que indicavam um ano bastante negativo, por conta deste cenário. A previsão é que o ano de 2014 registre uma queda de 24%, a mais forte já registrada no segmento.

Via assessoria de imprensa (IDC Brasil)