sensor-movimento-1-dolar

O dispositivo que você verá nesse post é o AllSee. Ele é um pequeno sensor de movimento, que não precisa de bateria para funcionar, e o seu custo de fabricação é de aproximadamente US$ 1.

O AllSee é obra de uma equipe de cientistas computacionais da Universidade de Washington. O chip se alimenta dos sinais sem-fio que nos rodeiam, como as redes WiFi ou da televisão. A tecnologia não é de toda nova. A própria Universidade de Washington apresentou no ano passado antenas que são capazes de se comunicar apenas com a energia que recebe das ondas eletromagnéticas.

A grande novidade desse sensor é que ele não utiliza nenhuma câmera para detectar nossos movimentos, a não ser as próprias alterações que provocamos nas ondas ao nosso redor, como quando deslocamos a água dentro de uma piscina. O AllSee inclusive funciona sem ter uma linha de visão direta.

O dispositivo ainda está em desenvolvimento, porém, uma vez ajustado o seu funcionamento, ele pode ter um futuro muito promissor nesse tipo de interfaces. A seguir, um vídeo que mostra como o sensor é capaz de detectar diferentes gestos em um smartphone.

 

Via GigaOM