robo-cubo-de-rubik

A resolução do Cubo de Rubik está a caminho de um novo recorde: pouco mais de um segundo. O feito é alcançado pelo robô programado por dois engenheiros de software.

O Cubo de Rubik é um quebra-cabeças mecânico de seis faces com diferentes cores. Seu mecanismo de eixos permite a cada face girar e forma independente, mesclando assim as cores. Para resolver o jogo criado por Erno Rubik, cada face deve ter a mesma cor em seus nove quadros individuais.

Até agora, o recorde em humanos pertence a um garoto de 14 anos de idade, que pode completar o cubo em 4.9 segundos. No universo da robótica, o recorde até agora é de 3.2 segundos. Esse robô foi construído com partes impressas em 3D, motores e câmeras para escanear o cubo. Todo o conjunto se conecta a uma placa Arduino com sistema Linux e o algoritmo de código aberto kociemba, desenvolvido para resolver o Cubo de Rubik.

O cubo foi perfurado para poder ser manipulado pelo robô, terminando a tarefa entre 1 e 2 segundos. Os engenheiros esperam poder validar o novo recorde mundial em breve.

Vídeo a seguir.

 

A seguir, o recorde entre os humanos.