cable-800

A Intel e vários parceiros de tecnologia anunciaram a disponibilidade para este ano de novos cabos capazes de transmitir dados a 800 Gbps, ou seja, 80 vezes mais que os cabos de 10 Gbps, geralmente utilizados em centros de dados.

A tecnologia será destinada inicialmente a supercomputadores e centros de dados corporativos, mas quem sabe em alguns anos também esteja disponível para usuários domésticos.

Os cabos foram desenvolvidos com uma tecnologia da Intel, denominada Silicon Photonics. Basicamente, ela é composta de 64 fibras ópticas (32 para receber a informação, e 32 para enviar a informação), cada uma com capacidade para enviar dados a 25 Gbps. Fazendo as contas, a velocidade total da transmissão é de 800 Gbps em cada direção, ou seja, 1.6 terabits por segundo. No final do cabo, temos um conector MXC, mais fino que o cabo padrão Ethernet.

A Intel trabalhou com vários parceiros, entre eles a Corning, para desenvolver as fibras ópticas dentro desses cabos, permitindo assim a conversão de sinais elétricos em ópticos e vice-versa. Por enquanto, o preço final desse cabo não foi anunciado, mas pela sua finalidade, eles devem ser bem caros, fazendo com que a maioria dos mortais se conforme com a tecnologia atual.

Via Intel, Ars Technica