qvx7qnpkt9zh1is8yvbn

O futuro das telas touch pode estar, de forma paradoxal, fora das telas touch. O case para smartphone que você vê nesse post se chama Fuffr, e sua função é transformar o espaço ao redor do smartphone em uma extensão da tela touch.

O Fuffr é o projeto de um grupo de engenheiros de Estocolmo (Suécia), que ainda está em fase de protótipo. Um invento desse porte não é nada sem as devidas aplicações que podem ser dadas para ele, e seus criadores estão oferecendo o SDK do software aos programadores interessados em trabalhar nas funções do case.

A julgar pelo o que podemos ver nos vídeos (do final do post), o Fuffr oferece um nível de interação multitouch bem complexo. É possível realizar gestos como zoom com dois dedos, mover no scroll ou deslocar e girar objetos.

rswz3qsquashw4eir14i

Seus criadores não detalham o funcionamento do case, e a julgar pelos vídeos, ele parece ser basear-se em quatro sensores ópticos não muito diferentes daqueles que encontramos nos teclados de projeção laser, que atua como elemento que forma a imagem das teclas. O sensor no nível da superfície é quem registra a posição e os movimentos dos dedos.

Ainda que a ideia seja promissora, não parece que o Fuffr vai chegar ao mercado tão cedo. A empresa acaba de lançar o SDK, e ainda está em processo de contratação de profissionais. Não seria de se estranhar que um fabricante de eletrônica de grande porte acabe comprando a ideia antes que o acessório chegue ao mercado.

 

Via Geek, Fuffr