iPhone

 

Usuários do iPhone ou iPad devem ficar atentos. Uma simples mensagem com uma sequência específica de emojis e caracteres pode travar o seu dispositivo.

A mensagem parece ser inocente, na sequência: bandeira branca, 0 (o número zero) e um arco-íris. O problema está naquilo que não podemos ver: um caractere escondido que pede ao sistema para combinar os emojis, onde o iOS 10 deveria interpretar como uma bandeira com as cores do arco-íris, mas não consegue, causando a paralisação do software.

O ataque pode ser feito por uma mensagem para um iPhone, ou através do compartilhamento de um contato onde essa sequência faça parte de um dos campos. A falha afeta até a versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 10.2.

A tentativa de apagar o texto vai repetir o bug. Logo, a única solução no momento (até que a Apple lance uma correção) passa por pedir para a Siri para enviar uma mensagem para quem nos enviou o texto, e depois clicar na mensagem enquanto a mesma está no preview da Siri, com as opções de enviar ou cancelar.

Para os mais desesperados, se nada funcionar, apague todas as mensagens com mais de 30 dias, e altere a data manualmente para 40 dias no futuro. Dê um reset no smartphone, e isso vai apagar todas as mensagens, incluindo a problemática.

Vídeo que mostra como o problema se manifesta a seguir.