circuito-largura-banda

A Universidade de Columbia anuncia o desenvolvimento do circuito da imagem acima, que pode revolucionar as comunicações móveis.

Este seria o primeiro circuito transceptor (emissor e receptor) que pode realizar as duas tarefas nas mesma banda de frequência e de forma simultânea. Além disso, diferente das tentativas anteriores, esse método é realizado diretamente com a tecnologia CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) em escala nanométrica e integrada em um circuito (IC).

O CoSMIC (Columbia High-Speed and Mm-wave IC) utiliza uma nova técnica que elimina o eco do emissor no receptor, permitindo assim a transmissão e recepção simultânea. Mas eles não entraram em maiores detalhes.

Esse é o primeiro circuito que, pelo tamanho e consumo, pode realmente ser instalado em um smartphone. Sua finalidade seria de duplicar a largura de banda disponível nas redes móveis, integrando em uma única banda de frequência os canais de download e upload.

Não foram citadas datas de disponibilidade, mas a demonstração realizada na Solid-State Circuits Conference (ISSCC) de San Francisco (EUA) foi um sucesso, o que chamou a atenção dos fabricantes.

Via Universidad de Columbia