app-fones-ouvido

Muitos de nós utilizamos os fones de ouvido do smartphone para nos isolarmos do barulho da cidade com nossa trilha sonora. O problema é isso também pode nos colocar em situações perigosas, como por exemplo não ouvir buzinas de carros que não vemos no cruzamento. Pois bem, um aplicativo chamado Audio Aware quer se transformar em uma espécie de “sentido do perigo”, quando ouvimos música no meio da rua.

O aplicativo é obra do estúdio de desenvolvimento One Llama, que é especializado em sensores acústicos e softwares de análise inteligente de áudio, e estará disponível no próximo mês.

Basicamente, o que o Audio Aware faz é identificar sons utilizando o microfone do smartphone, enquanto ouvimos nossas músicas de forma tranquila. Se o microfone encontra algum som que identifique como perigoso (como uma freada ou uma buzina), o app interrompe a reprodução musical, fazendo soar um alarme.

Para que tudo funcione, o aplicativo precisa estar conectado à internet, uma vez que o mesmo faz o download periódico de novos dados de áudio disponíveis em seus servidores.

A ideia é boa, mas ainda é preciso vê-la em prática para comprovar a sua efetividade. Por enquanto, a One Llama não especificou quais plataformas móveis receberão o seu software. O que temos nesse momento é o kit de desenvolvimento baseado em sua tecnologia, chamado Llama Sensor Sound.

Via One LlamaTechnology Review