650_1000_android-wear-1

Hoje, qualquer tela, independente do seu tamanho, pode receber propagandas que podem ser bem recebidas (ou não) pelos usuários. E parece que os wearables não estão livres disso. Bom, pelo menos se depender da empresa Tecsol Software.

Eles querem ser os primeiros a lançar um motor de anúncios pensado nos gadgets vestíveis. Por enquanto, o foco principal são os relógios inteligentes, e eles entendem que a ideia do Motorola Moto 360 se transformar em um painel de anúncios é algo incrível (para eles).

 

Tênis em oferta na loja que está na sua frente

O uso proposto pela Tecsol é bem simples: publicidade contextual. Você passa diante de um estabelecimento, e recebe uma notificação avisando sobre uma promoção específica. Tecnicamente, o sistema é bem simples, e até agora, o tal motor só exibe imagens estáticas.

Porém, só nesse ponto, já tempos dois problemas. Um deles é o que as pessoas pensam disso. Tem gente que quer receber tais notificações. Já outros não querem os anúncios por perto. No final das contas, vivemos rodeado de estímulos, e fica cada vez mais difícil se destacar diante de tanto ruído visual.

O outro problema é a forma como esse sistema vai acessar nossos dados. Será específico o tipo de informação que esse motor de publicidade poderá acessar? Afinal de contas, os smartwatches poderão ler dados de passos, calorias queimadas, pulsações e o nosso posicionamento. O sistema vai usar essas variáveis para segmentar os anúncios enviados?

Por fim – e se esse modelo vingar -, terá alguma distinção entre os dispositivos que recebem ou não a publicidade? Por exemplo, um aplicativo: terá duas versões, com e sem propagandas?

Fato é que esta é uma categoria que ainda dá os seus primeiros passos, e muitas coisas precisam ser definidas para que os planos dessa empresa vinguem. Até porque não sabemos se os wearables vão conquistar o grande público, ou se serão um gadget para um nicho de mercado. Sem essa definição, é difícil fazer uma aposta como essas vingar, não é mesmo?

Via VentureBeat