devprotal38

Na última sexta-feira (19), a Apple fechou o seu site para desenvolvedores de iOS e OS X, inicialmente usando a desculpa de manutenção, e depois, admitindo que o portal foi hackeado, através de um comunicado oficial. Nesse ataque, informações pessoais dos desenvolvedores foi obtida pelo intruso, e toda essa situação terminou gerando mais perguntas que respostas. Felizmente, as respostas começam a ser dadas. De alguma forma.

Um especialista em segurança turco chamado Ibrahim Balic afirma ter notificado a Apple sobre o problema. Balic admite que acessou a informação dos desenvolvedores, e chegou a publicar um vídeo mostrando o hack em funcionamento (o vídeo já foi eliminado da web). Segundo o acesso facilitado dos especialistas, foram encontrados 13 bugs no sistema da Apple, e o profissional ainda afirma que, mesmo entrando em contato com a gigante de Cupertino para avisar sobre os problemas, ele nunca obteve resposta.

Balic também afirma que o que ele fez foi um procedimento “legal e ético”, porque ele pretende eliminar toda a informação obtida como parte do processo que demonstração da existência da vulnerabilidade. Balic se deu conta que a Apple desativou o site tão logo foi notificada do problema, mas sem sequer se dar ao trabalho de agradecer à ele por avisar sobre as falhas.

Em todo caso, esta informação não foi confirmada pela Apple, que ainda precisa dar explicações sobre as declarações de Balic. Mas o mais provável é que a Apple ficará calada mesmo. Como faz na maioria das situações onde a própria Apple comete o erro.

Via The Guardian, MSNBC, First Post