xwindows-8.1-capturas-00

A Build 2013 não começou, mas a Microsoft decidiu compartilhar com o mundo algumas das principais novidades da próxima grande atualização do Windows, antes de torná-la totalmente oficial no mês de junho. O Windows 8.1 (a.k.a Windows Blue) é uma grande atualização, que inclui mudanças e melhorias em todos os aspectos da plataforma, desde a loja de aplicativos até a volta do botão Iniciar. Algumas dessas novidades foram reveladas através de vazamentos na web, mas outras certamente só serão vistas no mês que vem.

Parte essas novidades introduzidas no Windows 8.1 são características que já estavam nas pranchetas da equipe de desenvolvimento quando o Windows 8 foi lançado, mas que não puderam ser incorporadas ao sistema por simples falta de tempo. Já outras mudanças chegam como resposta às críticas dos usuários. Hoje, só podemos compartilhar um pequeno número dessas características, uma vez que a Microsoft quer reservar alguns segredos para serem revelados no dia 26 de junho.

A seguir, algumas das novidades reveladas pela Microsoft que estarão presentes no Windows 8.1.

 

Mudanças na interface

xwindows-8.1-capturas-01

A interface Metro chegou para ficar, queira você ou não. A nova interface continua como parte integral do Windows 8, mas a sua aparência e funcionamento foram refinadas. O desktop tradicional também está presente, para atender aos usuários que não conseguem viver sem os aplicativos clássicos, ou deixar de utilizar o Windows Explorer tradicional.

A maior novidade na interface do Windows 8.1 está na volta do botão Iniciar, no canto inferior esquerdo. Esse botão não vai mostrar uma barra de programas como estamos acostumados, mas sim vai oferecer um acesso direto e permanente para a tela inicial do Windows 8. Ou seja, só serve para que você não use o atalho do teclado para acessar a interface moderna do novo Windows. Para aqueles que esperavam um botão Iniciar no estilo clássico, podem tirar o cavalinho da chuva. Ou comecem a procurar as alternativas disponíveis na internet.

16

Outro aspecto refinado pela Microsoft foi a transição entre o Metro e o desktop tradicional. A gigante de Redmond concluiu que o salto entre as duas interfaces foi algo brusco, de modo que para melhorar essa integração visual, a próxima versão vai oferecer um modo onde será possível que o fundo de tela dos dois modos seja o mesmo.

Desta forma, quando você clicar no botão Iniciar, as pessoas não vão ter o choque visual de ambientes diferentes. Apenas vão ver as tiles do Windows 8 se sobrepondo na tela da área de trabalho convencional.

 

Tela de bloqueio

A Microsoft está dando uma ênfase especial na forma que o seu PC vai mostrar a sua tela de bloqueio. A partir de agora, será possível criar senhas para aplicativos em segundo plano, além de utilizar imagens no disco rígido ou armazenadas no SkyDrive como senha. Um detalhe: a Microsoft pode criar sequências concretas de imagens na tela de bloqueio, baseando-se na data onde as imagens foram registradas, de modo que se a sua namorada (o) fizer aniversário em janeiro, aparecerão imagens e mensagens de aniversários anteriores nessa data.

Outras novidades que merecem destaque são a possibilidade de aceitar chamadas por voz e vídeo via Skype mesmo com a tela do Windows 8.1 bloqueada, tal como se o seu tablet ou PC fosse um smartphone, sem a necessidade de adicionar qualquer tipo de senha. Também é possível tirar fotos, deslizando a interface para baixo (função essa pensada mais para os usuários de tablets), mas não será possível utilizar o software de câmera para acessar a sua coleção de fotos. Você só poderá ver as fotos tiradas desde que o aplicativo da câmera esteja completamente aberta, e com a tela do Windows desbloqueada.

 

Tela de Início (da interface do Windows 8.1)

Vários rumores e vazamentos indicavam isso, e a Microsoft confirmou oficialmente algumas das mudanças especuladas. Agora, é possível ajustar o tamanho dos tais tijolos, podendo colocar o número máximo de quatro elementos juntos. Isso oferecer uma maior quantidade de dados de forma dinâmica, aumentando a acessibilidade do usuário na interface. Além disso, a organização dos aplicativos nessa tela será maior e mais flexível, e principalmente, mais eficiente.

O Windows 8.1 também passa a gerenciar melhor os novas instalações, enviando as tiles no menu de aplicativos no lugar da tela de início. Se você tem muitos aplicativos instalados, a Microsoft adicionou um novo gesto na interface, para revelar o menu de aplicativos, permitindo a organização por categoria, alfabeticamente, datas de instalação e frequência de uso.

Por fim, a nova tela de início oferecerá elementos animados, e um novo menu de seleção com uma barra deslizante.

 

Buscas

Com o Windows 8.1, as buscas vão oferecer acessos diretos aos aplicativos, arquivos, parâmetros e sugestões na web, sem a necessidade de navegar entre seções, evitando assim que o usuário dê, pelo menos, um clique adicional. Da mesma forma, será possível reproduzir músicas diretamente a partir da busca, tanto a partir do seu PC como na Xbox Music.

As buscas do Bing também foram atualizadas. Se você digita uma palavra no buscador, procurando a foto mais recente daquela busca, ou informações relativas à idade do objeto da busca, o Windows não só vai buscar aplicativos e menções sobre o assunto digitado, mas também vai oferecer links com informações sobre o assunto, com conteúdos selecionados.

Obviamente, essa seção com dados condensados não estarão disponíveis em todas as buscas realizadas. Tal função se completa com a possibilidade de uma consulta direta na Wikipedia, ou até mesmo ordenar as fotos encontradas em cores ou em preto e branco.

 

Multitarefa

windows-8.1-capturas-02

O Windows 8.1 vai permitir um uso maior de duas janelas em uma mesma tela, para oferecer uma maior quantidade de informações ao usuário, facilitando assim o uso de dados cruzados. A nova versão vai permitir que o espaço visual ocupado por cada um desses programas seja ajustado pelo usuário, de modo que você não fique obrigado a dividir a tela em proporções previamente especificadas pelo sistema.

Aliás, o Windows 8.1 foi modificado para ser ainda mais visual, de modo que (por exemplo) quando você abrir uma foto em anexo ao e-mail, a tela vai se dividir automaticamente em 60/40, enquanto que se você clicar em um link dentro do e-mail (que vai abrir o navegador de internet), a divisão padrão da tela será 50/50.

 

Windows Store

Não é segredo para ninguém que a loja de softwares do Windows tem poucos fãs. Por isso, a Microsoft se propõe a torná-la mais atraente.

Para isso, eles optaram por oferecer tiles maiores, e adicionar uma maior quantidade de informação em cada aplicativo. Encontrar os aplicativos gratuitos e pagos mais populares se tornou uma tarefa mais fácil, bastando um simples deslocamento para a parte direita da tela. Também será possível ver todas as categorias, ou realizar suas buscas com gestos simples na tela.

Outra mudança de destaque é o novo motor de recomendações, que torna possível a descoberta de outros aplicativos inéditos para o usuário de forma mais simples. O seu funcionamento se baseia nos aplicativos instalados e nas pontuações, mostrando apenas os apps potencialmente interessantes para o usuário a cada vez que ele acessa uma página de download. Essa medida não só beneficia os usuários da Windows Store, mas também os desenvolvedores de aplicativos para o Windows.

A Microsoft também ativará o recurso de atualizações dos aplicativos em segundo plano, de modo que você não mais vai se deparar com aplicativos desatualizados quando você for executá-los.

 

Teclado Touch

O novo teclado touch do Windows agora permite o pulsar uma tecla de forma contínua, para revelar funções secundárias (tal como acontece nos teclados nativos do Android e do Windows Phone). Essa função estará disponível nos 109 idiomas hoje suportados pelo Windows 8.

Além disso, o novo teclado do Windows 8.1 vai sugerir até três palavras o tempo todo, para que você economize tempo na hora de digitar, permitindo a inserção das sugestões com um acionar na barra de espaço. Segundo a Microsoft, os seus algoritmos foram melhorados, alcançando uma precisão de até 90% (contra 60% da versão anterior).

 

SkyDrive

windows-8.1-capturas-04

O que seria do Windows 8 sem o SkyDrive, não é mesmo? A partir de agora, além de mostrar os conteúdos de sua conta, o recurso vai sincronizar em segundo plano os seus arquivos de forma automática e constante, independentemente se o aplicativo em questão está aberto ou não.

Além disso, os arquivos no SkyDrive serão mostrados junto com um pequeno preview do documento, para que você possa visualizar o conteúdo antes do download. Também será possível indicar ao aplicativo os dados que você deseja ou não sincronizar, de forma que se você não deseja que alguns documentos do Office sejam enviados ao SkyDrive, esses arquivos não sairão jamais do seu PC.

 

Configurações do PC

A nova versão apresenta algumas melhorias. O novo menu “moderno” se aproxima da configuração do painel de controle do desktop tradicional, com cada parâmetro englobado corretamente na sua categoria. Dessa forma, a maior parte das características do seu PC estarão disponíveis sem a necessidade de ir até o painel de controle.

 

Os Principais Aplicativos

Internet Explorer

Não recebeu grandes mudanças. O IE agora mostra as abas na parte inferior da tela, acima da barra de endereços. O navegador também permite abrir uma quantidade ilimitada de abas na nova interface, se aproximando em termos de usabilidade na versão desktop.

Fotos

A nova versão conta agora com ferramentas de edição, que permitem realizar ajustes básicos e predeterminados a partir de um menu criado para melhorar suas fotos com poucos cliques. A ferramenta também oferece melhorias e alteração de cores de partes específicas de uma foto, para que você possa ressaltar os elementos que você deseja dentro da fotografia.

Xbox Music

A Microsoft deve oferecer todos os detalhes da nova Xbox Music durante a Build 2013, mas podemos adiantar que o aplicativo será renovado profundamente, para enfatizar a sua biblioteca musical. Suas músicas serão organizadas por artistas, álbuns e nomes de música, enquanto que uma função de rádio vai recuperar e melhorar o antigo Smart DJ, herdado do Zune.

Calculadora

Um novo aplicativo de calculadora vai incorporar funções tradicionais e científicas, além da conversão de unidades. Esta última vai evitar que você recorra ao Google Bing o tempo todo.

Bing Food & Drink

Esse aplicativo vai permitir que você encontre receitas e navegue por sites culinários sem precisar interagir com a tela, evitando assim que você engordure o seu dispositivo durante o preparo do prato. Tudo o que você vai precisar fazer é mover a mão diante da webcam, para que o aplicativo interprete o gesto como uma mudança de página.

Esse reconhecimento de gestos está incluído no próprio aplicativo, de modo que qualquer PC ou tablet com uma webcam conectada ou integrada deverão funcionar sem maiores problemas. Além disso, o Bing Food & Drink vai permitir que você planeje os seus pratos, criando listas de compras e ordenando todo o processo de cozimento.

Bing Healt & Fitness

Esse será um aplicativo que vai seguir os seus hábitos alimentares e rotinas esportivas. Vai oferecer diagnósticos eletrônicos de suas doenças (mas isso não dispensa a necessidade de procurar um médico), perguntando ao usuário onde está a dor, utilizando um diagrama do corpo humano, além de questionar os sintomas que você está sentindo. A partir daí, o Bing vai consultar várias fontes de informação médica na internet para oferecer os possíveis diagnósticos. Resumindo: o sonho dos hipocondríacos acaba de se realizar.

 

Isso não é tudo

O que temos nesse megapost é apenas um aperitivo do que está por vir. O prato principal só será revelado no final do mês de junho, na Build 2013. Logo, podemos dizer que estamos diante de uma nova edição do sistema operacional, deixando de ser uma simples atualização, como eram os antigos Service Packs.

Fiquem ligados. Contaremos as demais novidades quando junho chegar.