smartphones-de-2014

2014 está chegando ao fim, e depois de tantos lançamentos no mercado mobile, podemos concluir que o ano foi muito interessante, com lançamentos relevantes em todos os segmentos (entrada, média e tops de linha). Esse post faz uma revisão daqueles que receberam o maior destaque pela mídia e pelos usuários.

Vale lembrar que não estamos determinando os melhores smartphones do ano, mas sim aqueles que mais chamaram a atenção pelos mais diferentes motivos. Aqueles que geraram discussões, comentários mais acalorados, e que viraram notícia no TargetHD e em outros blogs de tecnologia. Tanto para o bem como para o mal.

A lista não obedece uma ordem de importância. Classificamos os produtos de forma totalmente aleatória.

 

Nexus 6

650_1000_nexus-6-4-1

Um dos modelos mais esperados de 2014, sendo muito comentado com rumores e previsões. Aliás, desde a apresentação do Nexus 5 já se falava do Nexus 6. E, com tanta expectativa, o modelo gerou uma certa decepção geral. Muito mais pelo lado sentimental do que pelas especificações (que pela primeira vez são de um autêntico top de linha).

O Nexus 6 deixou de ser o ‘bom e barato do Google’, com um preço que beirava os concorrentes top de linha do mercado. Um Nexus 6 mais completo nas especificações, com uma tela de seis polegadas, e um preço pouco competitivo. Infelizmente.

 

iPhone 6 Plus

iphone6plus

2014 não foi um ano qualquer para a Apple. Depois de anos de espera, o iPhone 6 Plus representou a rendição da gigante de Cupertino para a tendência de mercado atual, onde os modelos top de linha com grandes telas dominavam. E o primeiro phablet da Apple é um sucesso de vendas.

O iPhone 6 Plus impõe pelo seu tamanho, mas também pelo baixo peso e espessura. Temos um smartphone da Apple com autonomia de bateria inigualável, uma excelente câmera e uma tela impressionante. Três pilares que colocam esse smartphone como um dos melhores lançamentos da história do seu fabricante.

Deixemos de lado a polêmica que esse smartphone dobra. Afinal de contas, todo mundo esperou por muito tempo por um iPhone com grande tela, de alta qualidade, e capacidade de armazenamento generosa (64 e 128 GB).

19361979

 

Samsung Galaxy S5

galaxy-s5-12

De todos os modelos da linha Galaxy S lançados pela Samsung, o Galaxy S5 foi o que menos repercussão gerou na mídia e entre os usuários. Os números expressivos de distribuição que a Samsung anunciava a cada vez que um smartphone top alcançava cifras milionárias e redondas não apareceram em 2014… curiosamente quando o Galaxy S5 foi considerado o melhor modelo lançado até agora dessa série.

O Galaxy S5 é um ótimo smartphone, mas foi rapidamente eclipsado por lançamentos ainda melhores dos concorrentes (Sony, LG, Motorola, etc). Até mesmo o Galaxy Note 4 assumiu o protagonismo em 2014, sem falar na linha média de produtos da Samsung que pela relação custo/benefício, complicou ainda mais as vendas do Galaxy S5.

19361979

 

Sony Xperia Z3

sony-xperia-z3-1A estratégia dos modelos de franquia da Sony funcionou em 2014. Pelo menos em nível midiático. O Xperia Z2 foi apresentado no começo do ano, e no último trimestre, o Xperia Z3 chegou ao mundo, refinando detalhes de design, tela e câmera do modelo anterior.

Por outro lado, o Xperia Z3 não é um modelo perfeito em todos os aspectos, mas conseguiu ser um dos mais equilibrados para o mercado de consumo geral. Uma ótima câmera, uma tela excelente, um belo design e a resistência à água são alguns de seus pilares. Sem falar na excelente autonomia de bateria.

19361979

 

OnePlus One

650_1000_oneplus-one-cabecera

A grande surpresa de 2014 foi o OnePlus One. Um smartphone quase impecável nas suas especificações, e os poucos problemas detectados ficam eclipsados pelo baixo preço. Alguns até dizem que o que a OnePlus faz com a concorrência é ‘desleal’, já que eles consideram o produto mais um experimento do que uma aposta comercial de futuro. Mas… quem se importa?

O experimento deu certo. Ele é o rei absoluto entre os modelos de linha média-alta no quesito custo/benefício. Porém, o seu exclusivo e muito restrito formato de compra (por convite na maior parte do tempo) e outros problemas no envio dos dispositivos colocaram um pouco de dúvidas sobre a seriedade do projeto. Principalmente em uma aposta de entrada para um mercado mais amplo no futuro.

 

Motorola Moto G de 2ª Geração (2014)

moto-g-colors-dtv-2014-01

O Motorola Moto G de 2ª Geração (2014) é um dos mais desejados pela maioria dos usuários de linha média. Aliás, a Motorola não só deu um duro golpe na Nokia/Microsoft nos modelos de entrada (com o Moto E), como também se tornou referência entre os intermediários, mudando as regras do jogo no mundo Android. Inclusive entre os seus rivais.

Com um preço que o torna irresistível para quem quer um dispositivo Android de linah média, as melhorias na câmera, na tela e no desempenho geral, somado ao fato de receber as versões mais recentes do sistema do Google, o colocam como um rival difícil de ser derrotado. Tudo bem, você vai fazer algumas renúncias (como a autonomia de bateria), mas mais uma vez temos que dizer que: não podemos ter tudo nesse mundo.

19361979

 

Sony Xperia Z3 Compact

650_1000_xperia_z3_compact_colour_range

Para alguns, o Sony Xperia Z3 Compact é até superior ao Xperia Z3, se você não busca um smartphone com tela tão grande. No seu design, não se compara. Porém, na sua tela e autonomia de bateria, ele é espetacular.

A Sony acertou em cheio nesse modelo porque, salvo com contadas exceções, a tendência de todos os fabricantes é polarizar a linha alta em telas grandes, e o Sony Xperia Z3 Compact só pode ser considerado pequeno na questão da tela, pois nas demais especificações, é um dos melhores smartphones de 2014.

19361979

 

Samsung Galaxy Note 4

650_1000_1000_1000_galaxy-note-4

O phablet do ano para muitos é também o melhor smartphone de 2014 para muita gente. O Galaxy Note 4 conseguiu consolidar a liderança da Samsung nessa categoria, com uma linha que já faz sombra ao Galaxy S. Para uma boa parte do mercado, esse é o modelo referência dos coreanos, independente do seu tamanho de tela.

Uma câmera muito boa, ótima autonomia de bateria, uma tela excelente, e um perfeito uso da SPen (apesar da presença da interface TouchWiz, mas vamos deixar isso para lá…). O Galaxy Note 4 será muito imitado por alguns rivais ao longo de 2015. Podem apostar.

19361979

 

Xiaomi Mi4

xiaomi-mi4-oficial-06

Apesar da Xiaomi ainda não ter saído de forma oficial da China (mas está chegando ao Brasil), os seus modelos estão na boca de todos (e nos blogs do mundo todo). Depois de anos oferecendo modelos excelentes com preços competitivos, chegou a hora de fazer alguns sacrifícios, para dar um passo maior.

Um dos seus modelos referência para 2014 foi o Xiaomi Mi4, um smartphone grande no seu tamanho, com uma excelente tela e bem equilibrado nas especificações. E tudo isso com um preço que, para o consumidor, era mais que justo, por aquilo que o produto oferecia.

 

HTC One (M8)

htc-one-m8-topo

O HTC One (M8) foi anunciado em abril, mais ou menos na mesma época do Galaxy S5. E tal como o modelo da Samsung, foi rapidamente deixado para trás pela concorrência. É um modelo que cumpre muito bem o que promete em quase todos os aspectos, mas que possui uma concorrência pesada.

O One (M8) possui um dos melhores designs e tela do ano, mas pecou na câmera. Sem ter grandes diferenciais em relação ao primeiro modelo, a baixa resolução do seu sensor traseiro acabou por deixar o modelo no esquecimento.

 

Huawei Ascend Mate 7

ascend-mate7

Gigante e com vários componentes da própria Huawei. O Ascend Mate 7 merece um destaque nessa lista por conta de sua enorme tela, e a maior autonomia de bateria entre os dispositivos lançados em 2014.

Com esse smartphone, a Huawei entrava de vez na disputa do mercado de phablets Android, buscando seduzir aqueles usuários que queriam uma tela grande para trabalhar, mas com uma autonomia de bateria para vários dias de uso.

 

LG G3

lg g3 topo

O LG G2 marcou tanto os usuários, que muitos esperavam pelo seu sucessor. E a LG não decepcionou. O LG G3 possui uma tela QHD, que pela diagonal (de 5.5 polegadas) e pela própria resolução, se tornou um dos pontos mais positivos desse modelo.

Talvez tenha ficado a dúvida sobre como seria a autonomia de bateria do LG G3 se ele contasse com uma tela um pouco menor. A mesma autonomia que chamou a atenção (positivamente, por ser muito boa) dos compradores do LG G2. Mesmo assim, é um dos melhores smartphones de 2014, pelas suas especificações poderosas.

19361979

 

Microsoft Lumia 535

650_1000_lumia-535-hero1-jpg

2014 marcou o ano de transição para a linha Lumia. Tivemos lançamentos e novidades, mas praticamente exclusivos para as linhas menos midiáticas, sem chamar muita atenção. Depois da transição da divisão móvel da Nokia para a Microsoft, o ano de 2015 promete passos mais ousados.

Porém, ainda nesse ano, conhecemos o primeiro smartphone da Microsoft: o Lumia 535.

Mas essa é a única novidade. No seu conceito geral, ele ‘grita’ o nome Nokia, com um grande acabamento, câmera competente, boa tela e uma das melhores relações custo/benefício para quem quer ter um Windows Phone (ou um smartphone de um modo geral) entre os modelos de entrada.

19361979