PD-100-Black-Hornet

2013 também foi o ano para ver todos os tipos de propostas absurdas de produtos e gadgets. Com a popularização das plataformas de crowdfunding, vimos infinitos projetos de produtos que, em outro tempo, nunca teriam alcançado o financiamento necessário para ver o mercado.

Nesse post, lembramos alguns dos gadgets mais geniais de 2013.

Neptune Pine

neptune-pine

Com a chegada do Samsung Galaxy Gear, quase todos os grandes da indústria mostraram as suas cartas para entrar na guerra dos smartwatches. Porém, produtos com preços elevados demais e, ao mesmo tempo, muito capados de funções poderiam estar dissipando o interesse nesse mercado. E é aqui onde a Neptune viu a oportunidade perfeita, apresentando o Neptune Pine na Kickstarter, onde por apenas US$ 229, deixa alguns modelos de marcas consagradas comendo poeira em termos de recursos.

PD-100 Black Hornet

Devemos admitir que existe algo muito arraigado na criança que ainda vive dentro da maioria de nós, que faz com que nos sintamos loucamente atraídos pelos veículos controlados remotamente. Por conta disso os drones nos chamam tanto a atenção. Em particular, esse pequeno drone construído pelo Exército do Reino Unido, cujo desenvolvimento gastou nada menos que 23 milhões de euros dos cofres da rainha Elizabeth II.

O PD-100, que tem uma longitude máxima de 10 cm, pode voar a 10 metros por segundo, sendo um observador perfeito para os campos de batalha. Infelizmente, ele não está disponível para os meros mortais.

 

 

Reactive Grip

TacticalHaptics

Com a chegada de tecnologias como Oculus Rift, Omni e Kinect, sentimos que estamos muito próximos de submergirmos totalmente em mundos virtuais. O Reactive Grip é um controle que quer contribuir com isso. Ele leva a resposta háptica para um nível superior, transmitindo a sensação de inércia ao levantar um objeto, golpear com uma arma contundente, ou na reação durante o disparo de uma arma de fogo em um jogo de videogame.

Oscilloscope Watch

Ainda que em 2013 não vimos o “boom” esperado no hype dos smartwatches, nem todas as fantásticas telas desenvolvidas para ser usada nos nossos pulsos foram feitas para ter funções sociais. No caso concreto do Oscilloscope Watch, temos um relógio pensado para ajudar no trabalho daqueles que dedicam a sua vida ao desenvolvimento de artigos de eletrônica.

 

 

Inkless Metal Pen

Inkless-Metal-Pen

Um dos gadgets mais interessantes de 2013 é o Inkless Metal Pen. Ainda que não seja um produto de eletrônica, possui muita tecnologia. Para começar, essa caneta não possui tinta, e funciona de um modo muito similar aos lápis, só que no lugar de grafite, usa uma espécie de metal, que é desprendido da ponta para a escrita. Desse modo, os seus desenvolvedores alegam que criaram a caneta perfeita, que pode ser escrita em qualquer superfície, além de ser uma caneta que não sofre os efeitos da gravidade (sem ressecar a tinta). Ou seja, uma caneta que não se esgota nunca.

PiePal

Vocês bem sabem que hacks que envolvem o Arduino, Raspberry Pi e um pouco de programação sempre fazem sucesso. Em 2013, chamou a atenção o PiePal, um projeto desenvolvido pela iStrategyLabs, e que basicamente tem uma única e muito divertida utilidade: pedir a sua pizza.

Baseando-se nos itens descritos no parágrafo anterior, o PiePal permite que você escolha entre quatro diferentes tipos de pizza da Domino’s Pizza, e tão logo você pressiona o botão, o pedido é feito no site da rede de fast food.

PiePal beta: Ordering Pizza With The Push of a Button from iStrategyLabs on Vimeo.
 

 

Power Up

power-up-avion

Houve um tempo em que os únicos veículos voadores que podíamos fazer eram aviões de papel. Mas agora vivemos em outra era, e uma empresa que cresceu com a ajuda do financiamento na Kickstarter uniu smartphones, aviões de papel e drones e em um único projeto: o Power Up.

O Power Up é mais que um avião de papel controlado por um smartphone. É, provavelmente, o drone mais barato do mercado atual, com um preço sugerido de US$ 40. Com certeza todos nós teríamos amado um produto desses durante a nossa infância.

Pars, o drone salva-vidas

Ainda que utilizemos helicópteros de salvamento há muito tempo e em praticamente todo o planeta, ainda não foram feitos muitos avanços nessa área utilizando os drones. O Pars chegou para mudar isso.

Se trata de um pequeno drone de salvamento, desenvolvido especificamente para deixar cair kits salva-vidas sobre pessoas que podem estar se afogando. Um avanço fantástico e uma das melhores implementações que deram para esse tipo de tecnologia.

 

Circuit Scribe

circuit-scribe

Essa é, talvez, a caneta mais fantástica que vimos esse ano (com a devida licença para a Inkless Metal Pen). A Circuit Scribe é o elemento perfeito para levar o estudo de eletrônica para todos os lugares do mundo. O produto foi visto pela primeira vez na Kickstaeter, e permite o desenho de circuitos eletrônicos sobre o papel, tal como você poderia fazer em placas impressas. Um gadget que certamente será imprescindível para muitos.

Ninja Sphere

ninja-sphere

Por fim, o Ninja Sphere, que é o gadget que os mais obsessivos não deixaram passar desapercebido. Estamos diante de uma pequena unidade que simplificará a domótica, uma vez que vai controlar todos os aspectos do seu lar, monitorando desde a luz e temperatura ambiente, até garantindo que tudo está em ordem com o seu animal de estimação, ou que nenhum objeto de sua casa saia do lugar.