Dezembro está aí, e aqueles que não compraram nada na Black Friday 2013 certamente deverão gastar os seus últimos centavos nessa mês que encerra o ano. E os tablets são os produtos de maior desejo entre os consumidores. São muitos produtos disponíveis no mercado, o que pode tornar a escolha do produto certo algo realmente complicado.

Em uma série especial de dois posts (onde este é o primeiro post), mostraremos alguns dos melhores tablets anunciados em 2013. A lista é dividida em dois grupos: telas grandes (entre 8.9 e 10.1 polegadas) e telas pequenas (entre 7 e 8.3 polegadas). A partir daí, você fica sabendo qual é o melhor produto para você, dentro das respectivas categorias.

ATENÇÃO: não limitei as escolhas aos produtos anunciados apenas em 2013. Se o produto foi lançado em 2012, mas trouxe sua relevância ao mercado em 2013, ele entra nessa lista.

Tablets com telas grandes (entre 8.9 e 10.1 polegadas)

iPad-Air

iPad Air

A verdade é uma só: o iPad é o tablet mais popular do planeta. A sua última versão, o iPad Air, é muito mais fina e com um design remodelado, além de oferecer especificações melhoradas e mais recursos disponíveis para os usuários. A tela Retina de 9.7 polegadas do iPad Air é algo que você deve considerar na hora da compra, além do novo design do iOS 7, que oferece uma experiência visual diferente do que estamos acostumados.

É claro, o iPad Air também oferece o novo processador Apple A7 com arquitetura de 64 bits, e o novo M7 co-processador, que gerencia os sensores de movimento, economizando a bateria do produto no processo. A combinação dos dois processadores oferece uma experiência rápida e suave na utilização do produto. Talvez este é o melhor tablet de 2013.

note1012014

Samsung Galaxy Note 10.1 (2014)

Se você está procurando um tablet top de linha com o sistema Android, com recursos interessantes e elevado desempenho, a sua escolha é o Samsung Galaxy Note 10.1 2014. O modelo concentra todos os elementos da linha Galaxy Note, oferecendo ao usuário o controle (quase) completo do dispositivo através da caneta stylus, ou S-Pen (como a Samsung gosta de chamar). Se você está interessando em desenhar na tela ou fazer anotações, é o produto que você procura.

É claro que o Galaxy Note 10.1 2014 Edition não para por aqui. O tablet conta com um processador quad-core de 1.9 GHz, 3 GB de RAM, 16/32/64 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD), bateria de 8.200 mAh e sistema operacional Android 4.3 Jelly Bean, entre outros recursos. É um produto com um apelo muito forte, que pode ser o objeto de desejo de muita gente.

KindleFire-HDX-8_9

Kindle Fire HDX 8.9

A linha de tablets Kindle Fire da Amazon é uma das mais populares quando pensamos em tablets Android. São fáceis de se usar, contam com uma interface que apresenta bem a experiência de uso das plataformas da Amazon, uma vez que estão otimizados para o consumo dos vídeos oferecidos pela plataforma. A Aamzon também conta com a sua própria loja de vídeos, livros e aplicativos, para não deixar o usuário no escuro.

O Kindle Fire HDX 8.9 oferece um diferencial muito interessante: a sua tela de 8.9 polegadas (2560 x 1600, 339 ppp). Se isso não é suficiente para você, vale a pena lembrar que o produto ainda conta com um processador quad-core de 2.2 GHz, 2 GB de RAM e câmera traseira de 8 megapixels.

nexus10

Nexus 10

Apesar de já estar no mercado há tempos, o Nexus 10 merece estar nessa lista. O produto oferece o Android em estado puro, tal como acontece com a linha de smartphones Nexus, o que dá a perspectiva de atualizações em um curto espaço de tempo (na teoria). Os fãs dos smartphones Nexus certamente vão gostar da experiência real do Android, mas o Nexus 10 não se destaca só pelo seu software.

O modelo possui uma tela de 10.55 polegadas (2560 x 1600, 300 ppp). A tela desse dispositivo é excelente, mas além disso, você ainda conta com um processador Exynos 5 dual, 2 GB de RAM, 16 ou 32 GB de armazenamento, bateria de 9.000 mAh e sistema operacional Android 4.4 KitKat. E muito mais!

surfacepro2

Microsoft Surface Pro 2

Para aqueles que procuram um tablet que seja uma extensão do seu computador Windows ou do seu smartphone com Windows Phone, o Surface Pro 2 pode (talvez) ser a melhor opção para você. São pouquíssimos tablets com Windows 8.1 disponíveis no mercado no momento, e o único que oferece a combinação de mobilidade e produtividade de forma plena é justamente o Surface Pro 2.

O Surface Pro 2 conta com uma tela de 10.6 polegadas (1080p), processador Intel Core i5 de quarta geração, 64/128/256/512 GB de armazenamento, 4 ou 8 GB de RAM, duas câmeras HD (720p), porta micro USB 3.0, porta microSD e bateria com autonomia prometida de até 2 semanas em standby. Ou seja, é um tablet que bate de frente com muitos portáteis com Windows disponíveis no mercado. Pena que não há indícios que veremos esse produto no Brasil tão cedo.

Xperia_Table_Z

Sony Xperia Tablet Z

O Sony Xperia Tablet Z é fino, potente e resistente. Sua resistência à água e poeira se combinam às configurações potentes, além de uma bela interface customizada do sistema Android.

Só o seu design refinado já justifica o desejo de muitas pessoas pelo produto, mas as demais especificações do Xperia Tablet Z são notáveis. Com 495 gramas de peso e 6.9 mm de espessura, o produto possui uma tela de 10.1 polegadas (1920 x 1200), 2 GB de RAM, processador de 1.5 GHz quad-core (Qualcomm Snapdragon S4 Pro), slot para cartões microSD, câmera traseira de 8.1 megapixels, NFC, entre outros recursos.