Tal como prometido, esta é a segunda parte que mostra os melhores tablets de 2013. Dessa vez, vamos resumir o ano no segmento de tablets com telas entre 7 e 8.3 polegadas, que são os produtos mais procurados hoje dentro dessa categoria de dispositivos.

O ano de 2013 foi alimentado com uma série de lançamentos interessantes, alguns com preços competitivos, outros reforçando as propostas apresentadas em 2012, e todos eles com um objetivo comum: conquistar o consumidor que querem um dispositivo para interagir de forma intuitiva, prática e conectada, mas priorizando a mobilidade e praticidade de uma tela com dimensões menores.

ATENÇÃO: não limitei as escolhas aos produtos anunciados apenas em 2013. Se o produto foi lançado em 2012, mas trouxe sua relevância ao mercado em 2013, ele entra nessa lista.

Tablets com telas pequenas (entre 7 e 8.3 polegadas)

ipad-mini-retina

iPad mini com tela Retina

Eu sei que você não está surpreso em ver o iPad mini aqui. O último lançamento da Apple no segmento de tablets com telas menores oferece importantes melhorias nas suas especificações, e até está mais próximo daquilo que o iPad Air oferece hoje. Ou seja, basicamente, tudo o que você precisa decidir é o tamanho do tablet que você quer usar.

O iPad mini com tela Retina oferece uma significante melhoria em relação à geração anterior. Apenas a nova tela deve ser um item que vai fazer a alegria de muitos usuários, mas a última geração do iPad mini oferece um conjunto de especificações que vai satisfazer aos usuários que exigem um maior desempenho desse dispositivo, de modo que é uma das opções que devem ser consideradas como prioritárias entre os futuros compradores.

Nexus-7-2013

Nexus 7 (2013)

O primeiro Nexus 7 se tornou um dos mais populares tablets de 7 polegadas do mercado, e o modelo lançado esse ano (Nexus 7 2013) é ainda mais interessante. Com uma tela de 7 polegadas IPS (1920 x 1200), o novo tablet da Google conta ainda com um processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro quad-core de 1.5 GHz, 2 GB de RAM, 16 ou 32 GB de armazenamento, câmera traseira de 5 megapixels, câmera frontal de 1.2 MP, NFC, bateria de 3.950 mAh, sistema de recarga de bateria sem fio, sistema operacional Android 4.4 KitKat, entre outros recursos.

Ou seja, se você ama a versão do Android em estado puro, e não precisa de um tablet com maiores dimensões de tela, o Nexus 7 2013 é a sua opção, definitivamente.

LG-G-Pad-8.3

LG G Pad 8.3 

Levou algum tempo para que a LG lançasse outro tablet depois do Optimus Pad, mas quando fez, fez direito. O LG G Pad 8.3 (que foi testado por nós em protótipo durante o evento de lançamento do LG G2 em São Paulo) é um dos melhores tablets Android em 2013, e pode ser uma opção muito interessante, por combinar configurações potentes, uma tela maior de as tradicionais 7 polegadas, mas ainda assim, com um corpo manejável, ficando bem ajustado na mão.

O LG G Pad possui uma tela de 8.3 polegadas IPS (1920 x 1600 pixels) e um ótimo processador Qualcomm Snapdragon 600 quad-core de 1.7 GHz. Se isso não parece o suficiente para você, saiba que o conjunto de recursos exclusivos da LG (como por exemplo o Knock On, Slide Aside, QPair, entre outros) tornam o produto intuitivo para os menos experientes. E, de quebra, o produto conta com a mesma tecnologia de tela e recursos do LG G2, formando uma dupla muito interessante.

Outras especificações do LG G Pad 8.3 são: 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD), câmera traseira de 5 megapixels e câmera frontal de 1.3 megapixel. Até agora, não tem previsão de lançamento no Brasil, mas a LG prometeu que ele chegaria aqui. Quando? Não sabemos.

firehdx7

Kindle Fire HDX 7

Tal como informamos com o HDX 8.9, o Amazon Kindle Fire HDX 7 traz um hardware poderoso e um software com experiência única, que não é encontrado em nenhum outro tablet Android fora da linha Kindle.

O Kindle Fire HDX 7 oferece uma tela de 7 polegadas (1920 x 1200), processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2.2 GHz, 2 GB de RAM, câmera frontal, 16/32/64 GB de armazenamento, entre outros recursos. Com a exceção de não contar com alguns itens como a câmera traseira, o HDX 7 compartilha a maioria das especificações do HDX 8,9 e, por tabela, a experiência de uso. A escolha no final das contas, é sua.

galaxy-note-8

Samsung Galaxy Note 8

O Samsung Galaxy Note 8 não é um tablet exatamente novo, mas é uma das opções mais sólidas do mercado (em termos de vendas), quando pensamos em tablets Android com telas pequenas nesse momento. O modelo de 8 polegadas ainda fica muito bem acondicionado na mão, além de contar com a S-Pen para navegação e produtividade em alguns softwares específicos.

Apesar de ser um produto datado, o Galaxy Note 8 ainda conta com especificações que podem resultar em uma boa experiência de uso para a maioria dos usuários. Sua tela de 8 polegadas possui uma resolução de 1280 x 800 pixels, e o modelo inclui um processador quad-core Exynos de 1.6 GHz, 2 GB de RAM, câmera traseira de 5 megapixels, câmera frontal de 1.3 megapixels, slot para cartões microSD, bateria de 4.600 mAh e mais.

Tegra-Note

NVIDIA Tegra Note 7 (no Brasil, Gradiente Tegra Note)

O NVIDIA Tegra Note 7 é uma das gratas surpresas de 2013, pois conta com um hardware robusto, um ótimo acabamento, e um excelente preço (US$ 199 nos EUA, R$ 999 no Brasil). O modelo conta com uma tela de 7 polegadas (1280 x 800 pixels), processador NVIDIA Tegra 4 de 1.8 GHz, câmera traseira de 5 megapixels com HDR permanente, câmera frontal, 16 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD), entre outros recursos.

O Tegra Note pode não contar com alguns recursos encontrados em outros tablets de 7 polegadas, como recarga de bateria sem fio e funcionalidades independentes. Em compensação, ele vale o quanto custa: é uma das melhores relações custo/benefício do mercado, até porque ele conta com um dos processadores mais rápidos disponíveis.

Para ler a parte 01 desse especial, destacando os tablets com telas entre 8.9 e 10.1 polegadas, clique aqui.