smartphones-347

O final do ano é o período preferido de vendas de dispositivos para os fabricantes, ainda mais em um segmento tão valorizado como os smartphones. Muitos leitores desse blog estão nesse momento pensando na troca dos seus dispositivos, para começar 2014 com um gadget novo. E o ano de 2013 se destacou pela batalha constante dos fabricantes, que apresentaram novidades para atender os diferentes perfis de uso.

Foi um grande ano para o mundo da mobilidade, com modelos de destaque em praticamente todos os fabricantes. Para tornar a coisa mais interessante (e oferecer as opções de compras disponíveis no mercado brasileiro), esse post indica os melhores smartphones de 2013. Tá, eu sei, o ano ainda não acabou, mas não imagino essa lista alterando muito até o final do mês. Além disso, indicaremos alguns modelos alternativos para aqueles que não estão disponíveis no mercado.

Sem uma ordem de importância (ou seja, é totalmente aleatório), vamos listar o que aconteceu de melhor em termos de lançamentos de smartphones em 2013.

iPhone 5s

apple-iphone-5s

Surpresa zero nessa indicação. O Apple iPhone 5s é, com facilidade, um dos melhores smartphones do mercado nesse momento. Pelo seu novo sensor Touch ID, o novo iOS 7 ou até mesmo o processador de 64 bits, o novo iPhone já conquistou o coração de muitos, com milhões de vendas no primeiro final de semana de disponibilidade.

O seu design é bem similar ao seu predecessor (iPhone 5), mas ele é mais poderoso, possui uma câmera melhor (com dual flash LED), entre outras implementações.

Disponibilidade: no Brasil.

O plano B: iPhone 5c

04-botao-clique037-120.jpg

HTC One Max

onemax004

Quer um smartphone grande, potente e resistente? O HTC One Max é a pedida certa. O dispositivo conta com uma ótima lista de especificações técnicas, e um design atraente para aqueles que amaram o HTC One e o HTC One Mini.

O modelo possui uma tela de 5.9 polegadas (1080p) Super LCD 3, processador Qualcomm Snapdragon 600 quad-core de 1.7 GHz, 2 GB de RAM, 16/32 GB de armazenamento, BoomSound Speakers, câmera traseira Ultrapixels, slot para cartões microSD, entre outros recursos. Fato é que a família One oferece um dos melhores designs vistos entre os smartphones disponíveis no mercado, e a qualidade de construção do dispositivo é considerada soberba.

Disponibilidade: a HTC não liga para o Brasil.

O plano B: comprar o produto lá fora, e torcer para a Anatel não bloquear ele em 2014.

Samsung Galaxy Note 3

samsung-galaxy-note-3

 

Quer um smartphone com uma tela grande, uma caneta para anotações, e mais recursos que você poderia usar no dia a dia? Ou quer uma grande quantidade de RAM em um dispositivo Android? O Samsung Galaxy Note 3 é (no papel) o mais poderoso dispositivo Android que você pode encontrar, e pode fazer a alegria dos geeks mais exigentes.

A Samsung cravou os dois pés no mundo dos phablets, segmento que a empresa se deparou com o fator lucrativo quase que de forma surpreendente, com a linha Galaxy Note. Você pode até encontrar opções interessantes no segmento, mas se quer o produto referência, o Galaxy Note é esse produto.

O Galaxy Note 3 possui uma tela de 5.7 polegadas Super AMOLED (1080p), processador quad-core de 2.3 GHz, 3 GB de RAM, câmera traseira de 13 megapixels, entre outros recursos. Além é claro de todas as soluções que a Samsung adicionou na sua interface TouchWiz.

Disponibilidade: no Brasil.

O plano B: Samsung Galaxy S4.

04-botao-clique037-120.jpg

LG G2

lg-g2-02

 

O LG G2 é um dos melhores smartphones disponíveis no mercado, e é com sobras o melhor smartphone já lançado pela LG. Com uma ótima tela de 5.2 polegadas IPS, e com especificações top de linha, o G2 é um modelo que, definitivamente, deve ser considerado.

O smartphone oferecer um processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core de 2.26 GHz, 2 GB de RAM, câmera traseira de 14 megapixels com função OIS, infravermelho avançado (Blaster), entre outros recursos. O modelo também se destaca pelo design. Além de ser leve e fino, os botões de liga/desliga e controle de volume se posicionam na parte traseira do dispositivo, oferecendo um melhor acesso aos botões (não importando se você é destro ou canhoto), mas também permite que as bordas da tela sejam ainda mais finas.

Leia o review do LG G2 produzido pelo TargetHD.

Disponibilidade: no Brasil.

O plano B: LG Optimus G Pro.

04-botao-clique037-120.jpg

 

Nokia Lumia 1520nokia-lumia-1520-1382429132

Esse é o primeiro pablet da Nokia com Windows Phone 8. Possui um design muito sólido, uma ótima tela de 6 polegadas (1080p), processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2.2 GHz e câmera traseira de 20 megapixels Pureview.

O Lumia 1520 é, talvez, o melhor dispositivo com o sistema operacional móvel da Microsoft no mercado atual. Sem falar que por contar com uma bateria de 3.400 mAh, ele pode sobreviver ao seu dia de atividades no dispositivo sem maiores problemas. De quebra, possui várias opções de cores, o que sempre agrada aos usuários que querem que os seus gadgets acompanhem o seu estilo.

Disponibilidade: ainda não foi lançado no Brasil.

O plano B: Nokia Lumia 1020.

Google Nexus 5

google-nexus-5-0000

O Nexus 5 causou muito barulho entre os fãs de tecnologia, e por um bom motivo. O último smartphone da linha Nexus foi feito em parceria com a LG, e compartilha boa parte das características de hardware presentes no LG G2. Dito isso, o Nexus 5 já conta com a última versão do sistema Android (KitKat) e custa (lá fora) a metade do preço da maioria dos smartphones listados nesse post.

O Nexus 5 possui uma tela de 4.96 polegadas IPS+ (1080p), processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2.26 GHz, GPU Adreno 330, câmera traseira de 8 megapixels com OIS, 2 GB de RAM, suporte para recarga de bateria sem fio… e tudo isso, por apenas US$ 349 para o modelo de 16 GB, e US$ 399, para o modelo de 32 GB, livres de contrato.

Disponibilidade: ainda não foi lançado no Brasil.

O plano B: o LG G2, já listado nesse post.

Motorola Moto X

motorola-moto-x-preto-01

O Motorola Moto X foi uma das gratas surpresas de 2013. Recebeu muitos elogios ao redor do planeta, não apenas por oferecer um bom conjunto de especificações técnicas, mas por permitir a sua customização e pelo desempenho bem ajustado, sem engasgos ou travamentos.

Com o Moto X, o usuário (pelo menos lá fora, aqui, ainda não) podem customizar alguns elementos do dispositivo, e combinado à isso, o sistema de notificações ativas permite que você saiba o que acontece com o seu smartphone sem sequer ativar o desbloqueio de tela. Outro recurso interessante é despertar o dispositivo com a voz, através do popular “Ok, Google Now”. Some tudo isso ao desempenho excelente, e temos um dos melhores lançamentos do ano.

Leia o review do Motorola Moto X produzido pelo TargetHD.

Disponibilidade: no Brasil.

O plano B: lá fora, o Motorola Droid Maxx; no Brasil, o Motorola Moto G.

04-botao-clique037-120.jpg

 

Sony Xperia Z1sony-xperia-z1-05

O último da lista é o Sony Xperia Z1, que se destaca por ser muito poderoso, em vários aspectos. Possui tela de 5 polegadas TRILUMINOS (1080p), processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2.2 GHz, câmera traseira de 20.7 megapixels, entre outras especificações técnicas desejáveis.

Conta ainda com o design já consagrado da Sony para os seus dispositivos (o Omnibalance), além da adoção de materiais duráveis e um corpo refinado, para ser um dos modelos mais bem pensados e trabalhados do ano. Ah, e ainda é resistente a água e poeira, o que é algo sempre muito bem vindo.

Disponibilidade: no Brasil.

O plano B: Sony Xperia ZQ.

04-botao-clique037-120.jpg

Essa é a nossa lista dos melhores smartphones de 2013. Como podem perceber, alguns dos produtos listados já podem ser encontrados no mercado brasileiro, e você pode adquirir alguns deles pelo próprio blog, e começar 2014 com um smartphone novo.

Algum item ficou fora dessa lista? Compartilhem suas opiniões na área de comentários.