head

Os robôs de limpeza são gadgets que estão se tornando cada vez mais frequentes nas casas dos geeks. Se ainda não são um sucesso de vendas (ou são vendidos em larga escala no Brasil), a falta de tempo para manter a nossa casa limpa é um estímulo para muitos de nós buscarem essa solução lá fora. E esse desejo justifica esse post.

Diferentes marcas disputam o trono nesse setor. Algumas delas, como a iRobot se destaca entre as melhores há muito tempo, porém, estamos só no início dessa revolução tecnológica. Marcas mais tradicionais e conhecidas no segmento de tecnologia de consumo, como a LG ou a Samsung (por exemplo), estão mostrando as suas propostas a cada ano.

Nesse post, temos alguns dos melhores modelos do mercado nesse momento, levando em consideração uma série de fatores: peso, ruído, material, capacidade de carga, eficiência, sensores, bateria e configurações. A escolha do melhor, obviamente, fica por conta do consumidor, que vai buscar o produto mais conveniente para as suas necessidades. Dependendo da rotina de limpeza que queremos implementar (diária ou semanal), se temos animais de estimação em casa ou pessoas alérgicas, o tipo de piso… enfim, as variáveis são muitas.

Segue a lista.

irobot-roomba

iRobot Roomba 790

Podemos dizer sem medo de errar que o iRobot Roomba 790 é um dos robôs de limpeza mais completos e inteligentes do mercado atual. O produto possui dimensões de 43 x 22 x 45 cm, e pesa 7.5 kg, e se destaca por contar com recursos como os filtros HEPA, que são capazes de reconhecer partículas de poeira de até 0.3 mícrons, o Dirt Detect, que utiliza sensores acústicos e ópticos para detectar impurezas, o depósito Aero Vac, que armazena a sujeira do produto, evitando a obstrução do equipamento, entre outros recursos.

O iRobot Roomba 790 possui tela sensível ao toque, e é capaz de seguir um padrão de limpeza persistente, reconhecendo as áreas com maior quantidade de sujeira. Além disso, graças aos seus sensores, ele é capaz de detectar escadas e obstáculos, além de retornar automaticamente para a sua base de recarga, ao final da limpeza.

Tudo isso, por 799 euros. É o mais caro do mercado, mas estamos falando do melhor que o dinheiro pode comprar. Promete uma nível de remoção de até 98% da sujeira do ambiente.

Samsung_NaviBot_SR-8980_Staubsauger-Roboter

Samsung Navibot SR8980

O Samsung Navibot SR8980 está nessa lista por causa do seu design. O produto possui medidas de 35 x 8 x 35 cm, sendo bem mais baixo que o modelo da iRobot, ou seja, é mais indicado para limpar embaixo dos nossos móveis.

O seu sistema Visionary Mapping Plus permite a captura de até 30 FPS, para desse modo memorizar uma espécie de “mapa virtual” de nossa casa. Com isso, ele não volta a passar por locais que já estão limpos. Seus 12 sensores permitem a movimentação de forma bem rápida, sem cair em escadas ou trombar com grandes obstáculos, mas não são tão eficientes quanto os presentes no iRobot, já que ao ter uma câmera na sua parte superior apontada para o teto, os pequenos obstáculos como os pés de uma mesa ou cadeira podem não ser detectados pelo produto.

Outro destaque desse robô de limpeza da Samsung é o seu baixo nível de ruído – apenas 60 dB. Suas escovas laterais são muito mais largas do que o normal, o que faz com que o produto percorra uma menor distância na limpeza da nossa casa.

O Samsung Navibot SR8980 é capaz de limpar até 90% da sujeira da nossa casa com uma única passada, e seu preço sugerido é de 699 euros.

kilo1

LG Hom-Bot Square

Por fim, o LG Hom-Bot Square, que se destaca pela beleza. Mas não é só isso que conta nele. O produto foi desenvolvido para chegar a qualquer canto onde a sujeira estiver, com destaque especial para os cantos e diferentes tipos de superfícies.

Com dimensões de 34 x 8 x 34 cm, e peso de 3 kg, este é robô de limpeza mais compacto dessa lista. Ele corrige um dos grandes problemas do modelo da Samsung, contando com um modo de visão inteligente. O modelo da LG incorpora duas câmeras, uma na parte superior, e outra na parte inferior, para realizar um mapeamento completo de nossa casa.

Seu design quadrado (diferente dos demais produtos citados) permite que ele limpe os cantos de nossa casa de forma mais rápida e prática, oferecendo uma melhor limpeza com suas escovas laterais de 1.5 cm. Os sensores ultra-sônicos e infra-vermelhos incorporados ao longo de todo o seu chassi fazem com que o robô seja capaz de perceber todo o tipo de obstáculos, inclusive os objetos transparentes.

O LG Hom-Bot Square ainda conta com um modo turbo especial para limpeza de almofadas, é tão silencioso quanto o modelo da Samsung (60 dB), e inclusive é capaz de passar informações sobre o processo de limpeza de nossa casa. O preço sugerido do produto é de 649 euros.

Via Gizmologia